Anunciado nesta última quarta-feira, dia 8 de maio, o corte de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) atingiu diretamente programas de pós-graduação em todas as Universidades brasileiras. Essa ação foi reflexo do anúncio feito pelo Ministério da Educação (MEC) do corte de 30% das verbas destinadas às Universidades Federais, que prejudicou a Capes em R$819 milhões. O corte foi direcionado às bolsas ociosas, ou seja, aquelas que estavam esperando novas atribuições aos novos pesquisadores dos programas de pós-graduação. Para isso, a Capes esperou o período de atribuição de bolsas, quando o sistema fica aberto, e tudo o que não estava ativo foi recolhido.

Na tarde de hoje, 9 de maio, a Capes declarou que o corte seria destinado a 3.474 bolsas e que 1.324 destas, pertencentes a programas de nota 6 ou 7 e a pós-graduandos que voltaram do exterior, seriam reabertas.

No IEL, ainda não fomos afetados. O que aconteceu foi que tínhamos seis bolsas vacantes no mestrado da Linguística Aplicada, que seriam usadas no ano que vem, e que foram bloqueadas. Então, para 2020, teremos seis bolsas para os ingressantes e, em 2021, quatro, devido a esse recolhimento das seis vacantes. Mas isso referente só a abril, dado que em maio foi possível a atribuição de bolsa para um aluno do mestrado. Ainda não se sabe se farão isso mês a mês (esperar fechar a data de atribuição e recolher as bolsas que não forem atribuídas).

Em relação àqueles que estão fazendo o programa sanduíche — metade no Brasil e metade no exterior —, as bolsas não deverão ser cortadas. De acordo com o comunicado da Capes, os cortes são destinados às bolsas não atribuídas, e não às que estão suspensas. Se a pós-graduanda ou o pós-graduando voltou do seu programa sanduíche e não recebeu sua bolsa, deve-se tentar entrar com recurso se a Comissão de Pós-Graduação (CPG) informar o erro para a Capes.

Por fim, avisamos que as alunas e os alunos do programa do Departamento de Teoria e História Literária precisam ficar atentas e atentos em virtude de que/ pois/ em razão de (possíveis?) quatro bolsas liberadas em julho em julho vão ser liberadas quatro bolsas e, se elas não forem atribuídas, correm o risco de serem perdidas.

Entendemos que os cortes orçamentários que afetam as bolsas de pós-graduação fazem parte do conjunto de ataques do governo Bolsonaro contra as Universidades Públicas, a Ciência e a Educação no Brasil. Contra esses ataques, que muito colaboram para o avanço da privatização nesse setor, os trabalhadores da Educação, da Ciência e da Cultura, inclusive aqueles que estão em formação, nós estudantes, que fazem as instituições educacionais acontecerem, contribuindo para o desenvolvimento social, devemos novamente nos mobilizar e discutir a possibilidade de paralisação nacional no dia 15 de maio, que deverá servir de aquecimento para a construção de uma greve geral no dia 14 de junho.

Teremos novamente a oportunidade de fazer essa discussão e essa mobilização coletiva na assembleia de estudantes do IEL no dia 13 de maio e na assembleia de estudantes de pós-graduação da Unicamp, no dia 14 de maio. É muito importante a participação!

Evento no Facebook da assembleia de estudantes do IEL: https://www.facebook.com/events/269458617170479/
Evento no Facebook da assembleia de estudantes de pós-graduação da Unicamp: https://www.facebook.com/events/1912065185564433/

*Texto escrito em conjunto com os Representantes Discentes do IEL