Como deliberação da 222ª Congregação do IEL, que ocorreu no dia 2 de abril de 2020, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) para auxiliar nas demandas do Instituto durante o período de suspensão das atividades presenciais.

Divulgamos a mensagem do GT a seguir.

“À comunidade do IEL.

Somos um Grupo de Trabalho que está acompanhando as demandas, problemas e sugestões do corpo estudantil do IEL quanto ao Ensino Emergencial a Distância (EEaD) implementado no Instituto. Esse GT é composto por estudantes e professores que, neste período de quarentena, se dispuseram a atender as demandas das turmas e a trabalhar para solucioná-las.

Portanto, criamos um endereço de e-mail institucional para o envio de informações: gt_covid_19@iel.unicamp.br

Funciona assim: no corpo do e-mail o(a) interessado(a) nos explica quais problemas está enfrentando e em qual disciplina (informar, por favor, a sigla). A partir disso, os e-mails recebidos serão discutidos entre os membros do GT e ações serão tomadas para uma possível resolução das demandas (por exemplo, o GT contatando o docente responsável pela turma). Vamos manter em sigilo a identidade dos estudantes que nos contatarem.

Lembramos que a mesma reunião da Congregação do IEL em que a criação deste GT foi encaminhada também encaminhou as seguintes recomendações para o corpo docente do Instituto (conferir o e-mail da direção do dia 03 de abril):

1. que sejam flexibilizadas as formas de avaliação, especialmente em relação a prazos, considerando-se inclusive a possibilidade de suspendê-las enquanto durar a situação de excepcionalidade no ensino. Que se garanta aos alunos que não tiverem condições de acompanhar as atividades não presenciais um prazo de atualização e avaliação no final do semestre letivo.
  2. no planejamento das atividades não presenciais, que seja considerado o tempo que essas demandam dos alunos, de forma a não sobrecarregá-los nesse período tão delicado com trabalhos que exijam dedicação maior do que aquelas que seriam realizadas em tempos de normalidade.
  3. que seja respeitada a carga horária estabelecida no processo seletivo PED, considerando que os alunos de pós-graduação precisam atender demandas específicas e diferenciadas da graduação. Recomenda-se que as atividades virtuais sejam deliberadas com o bolsista, respeitando suas possibilidades de acesso.
  4. que em cada turma seja feito o acompanhamento dos alunos com dificuldade de acesso às atividades planejadas para o ambiente virtual, que pode ser feito com a ajuda de um representante de turma. Prioritariamente, deve-se incentivar todos os alunos a não cancelarem matrículas nesse momento.
  5. que todos os docentes fiquem atentos ao disposto no artigo 6 da resolução GR 24/2020: ‘durante o período de vigência desta resolução, será considerada frequência integral de todos os alunos de graduação, pós-graduação, extensão e dos colégios.’

Estamos à disposição para ajudar no que for preciso, visando, da melhor maneira, a redução de danos para o andamento deste semestre acadêmico realizado remotamente. Portanto, não hesite em nos contatar caso tenha problemas.

Atenciosamente,
GT-COVID do IEL (gt_covid_19@iel.unicamp.br)”