Hoje (dia 16/06/2020) a Secretaria de Graduação do IEL enviou a todos os estudantes um e-mail, a pedido da Coordenação, contendo a Deliberação CEPE-A-04/20.

O documento diz respeito a registros na vida acadêmica, desistência de matrículas em disciplina e trancamento de matrícula no primeiro período letivo desse ano.

Acesse o documento aqui:

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

1) Sobre exclusão de notas e cálculo do CR

• Quem tiver o desempenho acadêmico prejudicado no primeiro semestre de 2020 poderá solicitar exclusão da nota da(s) disciplina(s) nas quais o desempenho ficou comprometido, para fins de cálculo do CR (Coeficiente de Rendimento), mesmo que tenha sido aprovado na matéria;
  • Para os alunos ingressantes, as notas do primeiro semestre de 2020 só serão consideradas no CR nas matérias que o aluno for aprovado;
  • A solicitação dos estudantes para a exclusão da(s) nota(s) será dirigida à DAC até 2 (dois) dias úteis antes da emissão do Relatório de Matrícula (que, de acordo com o calendário da DAC, é dia 1° de agosto).

2) Sobre desistência de matrícula em disciplinas e trancamento do semestre

Popularmente, quando nos referimos à desistência de matrícula em disciplinas, é muito comum que alguém diga que vai “trancar uma matéria”. Isso pode deixar as coisas um pouco confusas, porque a Diretoria Acadêmica define trancamento como relativo ao semestre inteiro.

Ou seja:
Desistência = de uma (ou mais) matéria(s).
Trancamento = do semestre inteiro.

Escrevemos um guia muito útil sobre matrícula e desistência de disciplinas. Para vê-lo clique aqui!

Há um limite de 2 trancamentos de semestre por graduação, mas o trancamento do primeiro período desse ano não entrará nessa contagem.

• Para a graduação
    • A desistência de disciplinas do primeiro semestre de 2020 poderá ser feita até dia 15 de julho;
    • O trancamento do semestre (ou seja, desistir de todas as matérias nas quais você está matriculada) poderá ser feito até dia 20 de julho.

(Essas informações estão disponíveis na adequação do calendário da DAC e na CEPE-A-2/20)

• Para a pós-graduação
    • A matrícula em disciplinas da 2ª metade do 1º semestre de 2020 será realizada entre 17 e 19 de junho;

(Essas informações estão disponíveis na CEPE-A-3/20)

• ATENÇÃO: BOLSISTAS
    O recebimento das bolsas é cancelado em caso de trancamento do semestre.
    • Recomendamos que se matriculem em disciplinas do tipo AM (no próximo semestre, porque a matrícula do primeiro período era só até abril), que não possuem conceito, ou seja, a aprovação é automática. Elas estarão disponíveis no site da DAC.
    • O primeiro semestre de 2020 não entrará na a análise de expectativa de desempenho em relação ao Coeficiente de Progressão Esperado (CPE), cujo valor é um dos critérios para receber bolsas SAE. (Disponíveis na CEPE-A-03/12)