Como encaminhamento da nossa última reunião aberta [1], na qual debatemos as demandas e críticas dos estudantes em relação ao Ensino Emergencial a Distância (EEaD), faremos uma assembleia nesse sábado, dia 04/07, às 16h, para discutir os regimes de aprovação e reprovação desse semestre.

Falaremos basicamente sobre as diferenças entre aprovação por nota ou conceito, de modo a tirarmos um posicionamento da comunidade discente do IEL.

SOBRE A PAUTA

Conforme deliberado pela CCG [2], em 15 de Junho de 2020, fica a critério do docente responsável por cada disciplina a utilização da nota (de 0 a 10) ou critério — Suficiente (S), Insuficiente (I) ou Pendente (F) — para expressar o resultado das avaliações no presente semestre. Na 224ª Reunião Ordinária de Congregação do IEL [3], realizada no dia 25/06, foi apontado que o uso da nota como critério de avaliação não prejudicaria os estudantes que não tivessem um bom desempenho, pois, conforme a deliberação A-004/2020 da CEPE [4], seria possível omitir do histórico acadêmico a nota das disciplinas cursadas neste semestre.

A bancada discente, porém, expressou preocupação quanto à disparidade que isso acarretaria aos estudantes que não conseguissem aumentar o CR com base nas notas obtidas durante o atual período de quarentena, pois ainda que o CR individual do estudante que opte por excluir as notas não seja afetado, ele ficaria defasado em relação ao estudante que opte por manter suas notas no histórico. Essa situação reforçaria o caráter elitista e excludente do ambiente universitário justamente aos estudantes com maiores dificuldades no acompanhamento das atividades acadêmicas à distância, enquanto beneficiaria os estudantes que não tivessem seu desempenho afetado pelo ensino online, já que o CR é utilizado como critério para a obtenção de bolsas, processos seletivos e matrículas em disciplinas.

SOBRE A ASSEMBLEIA

• O link da sala no Google Meets será publicado aqui e no evento meia hora antes do início da reunião (ou seja, às 15h30);
  • Pedimos que entrem com o e-mail acadêmico, por favor. Só serão aceitos e-mails institucionais na reunião, isso por questões de segurança, para que possamos ter menos risco de pessoas de fora da Unicamp entrarem na chamada. Aqueles que aparecerem com outros endereços de e-mail não vão entrar na reunião;
  • Se possível: fiquem num lugar tranquilo, vão ao banheiro antes, comam antes também, peguem água para a reunião, carreguem o notebook/celular e pausem downloads para não ter muita interferência na conexão. Caso usem a plataforma pelo computador, é recomendável que o conectem ao cabo de rede para que se tenha um melhor sinal de internet;
  • Entrem com uns 5 minutos de antecedência para testar microfones e conexão;
  • O funcionamento e a metodologia da assembleia serão apresentados logo no início.

Confira o evento da assembleia aqui!

Referências
[1] Conferir a ata da reunião aberta dos estudantes do IEL do dia 27/06/2020, disponível abaixo:

[2] Conferir a ata da 301ª Reunião Ordinária da CCG.
[3] 224ª reunião de Congregação do IEL.
[4] Deliberação A-004/2020 da CEPE.