Entre discussões sobre as eleições presidenciais de 2018, com o surgimento de campanhas como a #EleNão, de combate à preocupante candidatura de Jair Bolsonaro; ataques como o ocorrido na nossa biblioteca, outros institutos e na moradia estudantil; e ainda no ano de intervenção militar no Rio de Janeiro e da execução de Marielle e Anderson, o IEL muito tem discutido sobre a repressão violenta dos aparelhos do Estado e sobre o aparente crescimento da direita no Brasil. Após discussão em assembleia, a gestão do CAL organizou esta programação de três dias (25, 26 e 27/09) com a temática de luta antifascista.

 

Abriremos nossa programação na terça-feira (25) às 17:30 no Anfiteatro do IEL com uma mesa sobre a história e as características do fascismo e do integralismo no Brasil, com a presença do prof. Álvaro Bianchi (IFCH) e o prof. André Kaysel (IFCH).

 

Na quarta (26) temos às 17h, no mini-auditório do Centro Cultural do IEL, uma mesa sobre a luta contra a ditadura militar no Brasil, com presença do prof. Marcelo Ridenti (IFCH).

 

E fechamos nossa programação com uma oficina de cinema de guerrilha, na quinta-feira (27), das 15h às 18h na sala CL13 do IEL. A oficina visa apresentar um panorama técnico e conceitual para a captura audiovisual de baixo orçamento, utilizando câmeras, aparelhos celulares, tablets, gravadores de voz etc. Serão tratados temas técnicos da captura audiovisual — foco, clareza, ponto de fuga — e legais, abordando o que pode e não pode ser filmado e divulgado, quando entregar ou não material diante de requisições não-oficiais, entre outras questões.

Tomando em conta a urgência de abordar este tema com qualidade, a gestão do CAL convida todas e todos para comparecer, debater, tirar dúvidas e enriquecer as discussões em cada um desses eventos.

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2266097446959253/