O Centro Acadêmico (CA) existe como uma entidade representativa para as estudantes, dedicada a promover debates acadêmicos, políticos e culturais, bem como eventos de recreação e outras atividades extra-classe. É nossa responsabilidade cuidar da comunicação entre as alunas e todos os setores do instituto, garantindo que nós, estudantes de graduação e de pós-graduação do IEL, participemos das tomadas de decisão que nos afetam. O CAL é também um espaço para que os diversos grupos existentes no instituto possam expressar suas identidades e trocar experiências.

[Organização interna]

O Centro Acadêmico deve estar preparado para ouvir o alunado e agir em defesa dos direitos estudantis. Para tal, defendemos a garantia de espaços coletivos de discussão e deliberação para que as nossas vozes sejam ouvidas. Para além da Coordenadoria Geral e dos cargos de Financeiro e Patrimônio já previstos no estatuto do CAL, as gestões do CA podem optar por se dividir em cargos e coordenadorias, para dar conta de todas as exigências organizativas do Centro Acadêmico e manter uma coerência interna.

O Centro Acadêmico precisa manter espaços como assembleias e realizar reuniões ordinárias semanalmente, além de participar ativamente nas instâncias de representação institucionais como Congregações e reuniões de departamento, mantendo diálogo com os representantes discentes (RDs) e com o movimento estudantil fora do IEL, em assembleias do DCE e CRU. É através dessas esferas que críticas e reivindicações podem ser levantadas, permitindo que nós, enquanto Centro Acadêmico, direcionemos nossas ações de acordo com as demandas estudantis.

Assim, é possível manter os alunos informados do que tem acontecido no IEL e na Unicamp, contribuindo com o movimento estudantil fora de nosso instituto, realizando eventos culturais diversos e participando ativamente da estrutura deliberativa dos departamentos, representando os estudantes.

[Movimento estudantil]

Assinalamos a importância de um Centro Acadêmico atuante em momentos de intensa mobilização como paralisações, greves e atos, mas que não se limite somente a eles. Períodos de intensa movimentação estudantil como a greve de 2016 são fundamentais para garantir o acesso e permanência à universidade pública, mas acreditamos que a defesa destas pautas deve se dar de maneira contínua e orgânica ao longo do ano todo, para que medidas e conquistas sólidas sejam efetivadas. Auxiliar os alunos nas lutas para alcançar suas reivindicações é fundamental.

Acreditamos que ideais democráticos na universidade só podem ser integralmente atingidos se contarmos com políticas de ingresso que lutem diretamente contra o racismo institucionalizado e contra a desigualdade social que inviabiliza a permanência de estudantes pobres — como através de políticas de cotas étnico-raciais e de auxílio financeiro.

O Centro Acadêmico deve exercer um papel fundamental na escuta e defesa das reivindicações curriculares e acadêmicas dos estudantes. Tais reivindicações, aliadas a atividades culturais diversas, se tornam ferramentas vitais para que a universidade e, particularmente, nosso instituto, consiga ser mais do que um espaço estritamente acadêmico. Assim, o CAL precisa estimular eventos que contribuam para uma formação diversificada dos alunos, mantendo tanto um diálogo aberto com grupos já existentes dentro do instituto (como aEntidade, o Gelca, a Revista Arcádia e outros) como participando na construção de novas propostas. É preciso existir um comprometimento também em auxiliar na reunião e centralização destas demandas em espaços institucionais, como em congregações e reuniões de avaliação de curso.

Há um papel extremamente importante na manutenção de um Centro Acadêmico mobilizado e que consiga atuar de maneira significativa no nosso instituto, pois é dessa forma, recebendo contribuições das mais diversas pessoas do IEL e de fato levando adiante nossas pautas, que podemos planejar e organizar a luta por um projeto de universidade pública e gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, que produza conhecimento ligado à realidade da população. Com um CA organizado, que mobiliza sua base e mantém o diálogo constante, podemos conquistar muito.