Na penúltima quarta-feira (23/01), às 14h, ocorreu a sessão solene de posse dos professores Jefferson Cano e Petrilson Pinheiro, respectivamente diretor e diretor associado, presidida pelo reitor Marcelo Knobel. O mandato dura até 2023, e substitui a antiga direção dos professores Flávio Ribeiro (diretor) e Jefferson Cano (diretor associado). A gestão do CAL esteve presente na posse e conversou com os professores, e gostaríamos de aproveitar a notícia para comentar tanto o conteúdo dos discursos de posse quanto a nossa perspectiva sobre a relação entre a direção e a categoria discente no IEL nos anos recentes.

O discurso do professor Flávio estendeu agradecimentos à equipe da Direção, aos funcionários técnico-administrativos, aos professores e também aos alunos — o todo de pessoas que faz com que o IEL funcione. O reconhecimento do Centro Acadêmico felizmente não se configura apenas como menção formal e vazia. A experiência da gestão durante os anos de 2017 e 2018 comprova que de fato temos uma parceria extremamente frutífera, com uma equipe de direção colaborativa e que sempre nos auxiliou na medida do possível, garantindo a legitimidade de nossas paralisações e auxiliando até mesmo em pautas que geraram atrito com a reitoria, como a exigência de reforma da biblioteca [1]. Apesar da categoria docente se demonstrar tipicamente conservadora — desmobilizada, não necessariamente retrógrada —, a gestão do professor Flávio na Direção foi politicamente muito avançada.

O professor Jefferson demonstrou firmeza diante da conjuntura para defender a liberdade de cátedra, o ensino superior público e a integridade da pesquisa e de quem pesquisa, fundamentos que serão ainda mais vitais nos próximos quatro anos. Ambos líderes da nova Direção já demonstraram durante nossa última gestão estarem abertos ao diálogo, participando de atividades de paralisações discentes e de funcionários, e convocando reuniões e rodas de conversa para abrir pontes entre as categorias. Pelo que indica o passado e a conversa entre a gestão e os professores logo após a cerimônia de posse, devemos ter uma direção politicamente colaborativa para os próximos anos.

Notícia oficial do site do IEL sobre a sessão de posse: https://www.iel.unicamp.br/br/content/sess%C3%A3o-solene-de-posse-do-novo-diretor-do-iel

Referências

[1] – http://www.cal.iel.unicamp.br/?p=442