plenáriafinal

Nos dias 6 a 10 de fevereiro de 2019, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), vão ocorrer a 11ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes e o 15º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB). O CONEB, uma das principais instâncias deliberativas da União Nacional dos Estudantes (UNE), é um fórum que ocorre de dois em dois anos.

Esse fórum deliberativo tem como objetivo reunir representantes de Diretórios Acadêmicos (DAs) e Centros Acadêmicos (CAs) de todo o país para discutir diversas pautas — educação, política, desenvolvimento social e nacional — e aprovar resoluções referentes ao movimento estudantil, assim como debater o projeto educacional da UNE. Dessa forma, pretende-se fazer uma análise da conjuntura e definir a linha de atuação do movimento estudantil.  Nos eventos deste ano, outras duas entidades estudantis, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) também estarão presentes.

Nesta edição do CONEB, o tema é a organização estudantil na resistência democrática. Têm direito a voz e voto as representantes de CAs e DAs, das instituições de Ensino Superior, que estiverem devidamente credenciadas. Como indicado pelo regimento do CONEB, que pode ser conferido abaixo, o evento será constituído por um ato de abertura, seminários, mesas, painéis e grupos de discussão, atividades culturais, ato político e plenária final.

Regimento_Coneb

Acreditamos que a participação no CONEB é de extrema importância, dada a necessidade de discutir a atuação das entidades de base para os anos seguintes, visto que estamos diante da ascensão de ideologias fascistas, de um governo neoliberalista e autoritário, e de uma ameaça às universidades públicas. Além disso, o 15º CONEB terá como foco discussões a respeito de saúde e meio-ambiente [1], diante dos trinta anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e do descaso completo do novo governo com diversas questões ambientais — como, dentre outros pontos, o desmatamento, mais ataques à Amazônia por conta de interesses agroindustriais, uma ainda possível saída do Brasil do Acordo de Paris, etc.

Para verificar quaisquer outras informações a respeito do CONEB, acesse o seguinte link: http://www.une.org.br/noticias/tire-suas-duvidas-e-participe-do-15o-coneb-da-une/. O DCE UNICAMP está organizando uma caravana para o CONEB, que irá de Campinas até Salvador.

Por fim, agradecemos à Direção do IEL pelo apoio, tornando possível a ida de uma integrante da Chapa Lima Barreto ao CONEB, que participará enquanto delegada credenciada, tendo direito a voz e voto. A participação no CONEB não só corrobora para a formação discente e para o fortalecimento das relações entre o CAL e outros CAs da UNICAMP que pretendem ir para o CONEB, como também é fundamental para integrar a comunidade acadêmica em um âmbito muito maior que o da UNICAMP.

Referências
[1] http://www.une.org.br/noticias/de-olho-no-futuro-do-brasil-coneb-discute-saude-e-meio-ambiente/

[2] http://www.une.org.br/noticias/tire-suas-duvidas-e-participe-do-15o-coneb-da-une/