Dos dias 6 a 10 de fevereiro, além do 15º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) [1], será realizado também, em Salvador, Bahia, a 11ª edição da Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE). A Bienal está estritamente ligada à história da UNE, que começa oficialmente em 11 de agosto de 1937, quando a organização estudantil foi devidamente fundada. A mesma recebeu o aval do presidente Getúlio Vargas para se oficializar como a representante oficial dos estudantes universitários, tendo se mostrado como um importante veículo de atuação estudantil desde a Segunda Guerra Mundial, onde realizou um posicionamento efetivo contra o nazifascismo que crescia no Brasil.

O momento de atividade mais expressiva da história da organização foi durante o período que agregou a década de 50 e a ditadura militar brasileira quando, colocada à ilegalidade, a UNE teve sua sede destruída e diversos militantes presos, torturados e, inclusive, assassinados. Nesse momento, a organização se mostrou extremamente importante ao realizar congressos em sigilo onde conseguiu abarcar a categoria estudantil brasileira para se manter firme com um posicionamento de resistência à ditadura. Ao fim do período, conduziu novamente os estudantes perante assuntos de relevância como o “Fora Collor” [2].

Nesse momento se insere a Bienal da UNE, cuja primeira edição se realizou há 20 anos [3], em 1999, com a intenção de retomar o trabalho cultural relacionado aos estudantes, iniciado na década de 60. Pelo festival, já passaram diversos nomes importantes da cultura brasileira como Oscar Niemeyer, Ariano Suassuna, Alceu Valença, Ziraldo, Dona Ivone Lara, Lenine, e o homenageado desta edição, Gilberto Gil.

Esta edição será marcada não apenas pela comemoração de 20 anos da primeira realização do festival, mas também por unir, pela primeira vez na história do evento, as três principais entidades estudantis brasileiras: a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Diversas atividades culturais oriundas de diferentes espectros artísticos serão realizadas pelos estudantes, assim como a já citada homenagem a Gilberto Gil e a outras figuras importantes da cultura nacional, como João das Neves e Antônio Pitanga. A Bienal marcará um retorno à primeira cidade-sede e à Universidade Federal da Bahia como um reencontro dos estudantes em meio à resistência necessária neste período.

Nós do CAL enfatizamos a importância deste evento e, por conta disso, divulgamos para aqueles que possivelmente possam se sentir interessados a participar.

Regulamento da Bienal: http://www.une.org.br/site/wp-content/uploads/2018/12/Regulamento-11%C2%AA-Bienal-da-UNE.pdf

Referências

[1] – http://www.cal.iel.unicamp.br/?p=885

[2] – http://www.une.org.br/2011/09/historia-da-une/

[3] – http://www.une.org.br/noticias/11o-bienal-da-une-volta-a-bahia-para-reencontrar-o-brasil-num-grande-festival/

[4] –  http://www.une.org.br/noticias/saiu-a-programacao-da-11a-bienal-dos-estudantes/

[5] – https://www.bienaldaune.org.br/