A Rede de Apoio Ubuntu foi criada por um grupo de estudantes de diferentes cursos que se comprometeram a fazer o que pudessem para garantir que algumas das principais conquistas da greve de 2016 — cotas para estudantes negros e de escola pública, e o Vestibular Indígena — não fossem em vão. Então, a Rede começou a se articular para garantir a permanência desses estudantes na nossa Universidade, arrumando meios para trazer, receber e dar auxílio para esses ingressantes que, por terem de baixa renda em sua maioria, acabam não conseguindo vir para a Universidade ou se manter nela.

A Rede é atualmente dividida em três subcomissões: Hospedagem/Acolhimento, Financeiro/Parcerias e Comunicação. Todas com organizações internas para entrar em contato com todos os ingressantes cotistas e indígenas, entender as suas demandas e atender a todas que pudermos. Para isso, estamos pedindo doações em dinheiro para a compra das passagens e procurando por repúblicas, casas ou kitnets que possam receber um ou mais de um ingressante, uma moradia temporária até que as bolsas SAE e as vagas da moradia estejam disponíveis.

Até agora já foram compradas passagens de vários estudantes que muitas vezes moram em aldeias distantes, e se montou todo um grupo de acolhimento para buscá-los no aeroporto ou rodoviária e levá-los para as respectivas moradias temporárias. Mas ainda não acabou. A Rede continua em busca de ajuda, seja de patrocínio ou de hospedagem.

A chapa Lima Barreto tem alguns de seus integrantes presentes nas subcomissões da Rede de Apoio, fazendo parte dessa organização para contatar e trazer esses estudantes para a UNICAMP. Entramos em contato com os professores e professoras em busca de auxílio e estamos buscando hospedagem também. Além disso, a partir de uma arrecadação feita no ano passado por membros da gestão, conseguimos doar 800 reais para a compra de passagens para esses estudantes.

Defendemos o ideal de uma Universidade aberta ao povo e estamos fazendo o possível para que isso se torne realidade.

Defendemos o ideal de uma Universidade aberta ao povo e estamos fazendo o possível para que ela se torne realidade. Se tiverem alguma dúvida, sugestão ou quiserem ajudar, contatem a gente pelo Facebook ou pelo e-mail cal.unicamp@gmail.com.