Língua Obrigatória

Cursar uma língua estrangeira é obrigatório para estudantes dos cursos de Estudos Literários, Letras e Linguística. São quatro semestres de aulas, começando no segundo semestre para o período diurno e no quarto semestre para o período noturno. As opções de língua são alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano.

Embora as aulas só comecem depois, ingressantes devem escolher a sua língua obrigatória no dia em que realizam a matrícula presencial — dia 18/02 para aprovados na primeira e segunda chamadas; dia 22/02 para a terceira chamada; dia 01/03 para a quarta chamada; dia 14/03 para a quinta chamada; dia 18/03 para a sexta chamada; dia 22/03 para a sétima chamada; e dia 28/03 para oitava e nona chamadas.

Algumas coisas importantes a se considerar na hora de tomar essa decisão:

  • Primeiramente, é possível trocar sua língua obrigatória mais para frente, caso você queira. É só ir na Diretoria Acadêmica da UNICAMP (DAC) e pedir.

  • Em segundo lugar, quando você escolhe sua língua obrigatória, garante sua matrícula no nível 1, que é bem básico. Então se você já conhece nem que seja um pouquinho de alguma língua, é melhor não escolher essa.

  • Por fim, é bom lembrar que as aulas de língua são bastante concorridas na UNICAMP. Os professores são bons e todo mundo quer aprender uma língua estrangeira, mas como as vagas são limitadas, infelizmente é impossível que todos consigam se matricular. Ter uma língua estrangeira como disciplina obrigatória te garante a reserva de vaga, então isso é uma ótima oportunidade se você tem um interesse em aprender outros idiomas. Algumas pessoas fazem testes de proficiência para eliminar essas disciplinas obrigatórias ou eletivas mais rápido, então também há essa outra opção.

Centro de Ensino de Línguas (CEL)

As aulas de línguas acontecem no Centro de Ensino de Línguas (CEL), que fica pertinho do IEL. Além de alemão, espanhol, francês, inglês e italiano, tem também aulas de hebraico, russo, japonês e português para estrangeiros.

O CEL atende, prioritariamente, o currículo de graduação, mas no âmbito da extensão universitária, atende a comunidade interna e externa da UNICAMP oferecendo eventos e cursos de línguas através da Escola de Extensão da UNICAMP (Extecamp) e exames de proficiência em língua estrangeira para alguns programas de pós-graduação da universidade.

É vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e academicamente ao Departamento de Linguística Aplicada (DLA) do IEL. O CEL constitui-se também como um espaço de observação e pesquisa sobre o ensino e aprendizagem de línguas, tanto para docentes quanto para estudantes de Graduação e Pós-Graduação do DLA/IEL. Atualmente, o CEL conta atualmente com 26 docentes e 1 docente colaborador.

Infelizmente, devido a problemas de financiamento da universidade, não há contratação de novos professores para o CEL nem qualquer tipo de previsão para isso acontecer. Em 2019, devido a aposentadorias, teremos somente três professoras de francês e uma professora de italiano, o que impediu o oferecimento de níveis superiores ao Francês IV e mais níveis de italiano em um mesmo semestre. Além disso, há apenas um professor de russo, duas professoras de espanhol e outras duas de japonês. Ou seja, há um risco crescente de perdermos o oferecimento de disciplinas do CEL.

Para mais informações, acesse o site do CEL.

Eletivas e Testes de Proficiência para a Graduação

É possível cursar uma outra língua além da língua obrigatória — ou seja, como eletiva. Nesse caso, para quem pretende cursar o nível 1 das disciplinas de alemão, espanhol, francês, hebraico, inglês, italiano ou russo, é só realizar o pedido de inscrição na língua escolhida pelo sistema da DAC no período de matrícula ou de alteração de matrícula.

Quanto a quem já tem conhecimento prévio na língua estrangeira escolhida, é necessário realizar o Teste de Proficiência para classificação de nível. Para realizar o teste, é preciso fazer a inscrição online pelo site da DAC no prazo adequado — dias 01/04 a 05/04.

O processo de inscrição abre à meia-noite e as vagas da inscrição acabam *muito* rápido, então é melhor tentar se inscrever logo que abrir, porque geralmente no último dia já não há mais vagas. Os resultados das inscrições sairão no dia 12/04 e os testes serão aplicados entre os dias 23/04 a 29/04. Todas essas datas e outras estão no Calendário Escolar da Graduação da Universidade.

ATENÇÃO: para se inscrever na disciplina de Japonês I (LA111), é necessário realizar o Teste de Proficiência, mesmo que não tenha conhecimento sobre a língua.

Além de ter como objetivo classificar o aluno para cursar as disciplinas de línguas estrangeiras oferecidas pelo CEL, o Teste de Proficiência permite também eliminar disciplinas de língua estrangeira obrigatórias ou eletivas de seu currículo pleno.

Testes de Proficiência para a Pós-Graduação

O CEL oferece exames de proficiência em língua estrangeira para alguns programas de pós-graduação, sendo estes: Exame de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira (alemão, espanhol, francês, inglês e italiano) e Exame de Proficiência em 4 Habilidades (inglês e francês).

As datas e mais informações a respeitos dos exames você encontra aqui.

Cursos de Português para Estrangeiros

As vagas dos cursos de Português para Estrangeiros são inicialmente direcionadas aos alunos de graduação da UNICAMP, mas os de pós-graduação também podem frequentar os cursos, desde que haja vagas disponíveis. O CEL oferece tanto cursos de português específicos para falantes de espanhol quanto para falantes de outras línguas.

Os procedimentos necessários e as informações para ingressar nas disciplinas são divulgados no site do CEL a cada início de semestre.

Programas de Extensão

Os cursos de extensão do CEL são cursos de línguas oferecidos na modalidade de Extensão universitária pela Secretaria de Extensão do CEL através da Extecamp, que é aberta a toda a comunidade. Ao contrário das aulas ministradas no programa de Graduação, esses cursos são pagos e não entram na grade de integralização dos alunos da universidade, embora forneçam certificados.

Através da Extecamp, é possível também cursar outras línguas que não são oferecidas pelo CEL, como mandarim, pelo Instituto Confúcio, e coreano. Apesar de pagos, esses cursos oferecem descontos para alunos da graduação.
Datas, preços e mais informações estão na aba Extensão do site do CEL e no site da Extecamp.

– Mariana Porto