Oi, gente! Espero que estejam todos bem.

O CAL está divulgando este FORMULÁRIO ANÔNIMO para recolher as reclamações e demandas que o corpo estudantil do IEL possa vir a ter em relação ao Ensino Emergencial à Distância (EEAD) implementado no instituto. Esse formulário funcionará assim: vamos compilar todas as respostas registradas anonimamente e, com base nelas, será redigida uma carta pública — com um posicionamento político e reivindicações — que será amplamente divulgada entre os estudantes e professores do instituto; também negociaremos novas reivindicações em reunião com as instâncias superiores do instituto.

Tomamos esta decisão após receber relatos de estudantes reclamando da carga excessiva de leituras e atividades avaliativas que está sendo cobrada em algumas disciplinas. Precisamos lembrar que, durante o período de quarentena, a carga excessiva de cobranças nas aulas vai contra a orientação encaminhada na última Congregação (1): é de extrema importância que, neste momento excepcional de pandemia, os estudantes não sejam sobrecarregados com um excesso de responsabilidades acadêmicas. Toda a comunidade do IEL, sobretudo o corpo docente, deve estar ciente da necessidade concreta de aliviar os estudantes das cobranças acadêmicas em aula dado o momento de stress, instabilidade financeira e extrema preocupação com a própria saúde e a saúde de pessoas próximas.

Por ora, no caso das aulas em que os estudantes notarem uma carga excessiva de cobranças, sugerimos que quem puder contate o professor da aula em questão via e-mail. O docente deve ser lembrado das orientações encaminhadas na Congregação e, portanto, os alunos podem cobrá-lo por uma redução da carga de leituras e atividades avaliativas exigidas na aula. Em breve o CAL enviará uma carta aberta a todas as turmas para que, de forma geral, todos os docentes sejam cobrados quanto a isso.

Reiteramos que, desde o início da quarentena decretada na Unicamp, o CAL se posiciona contra a implementação do EEAD no IEL. Relembramos que este é um problema que diz respeito à permanência estudantil e à desigualdade de acesso ao ensino superior público (2). Neste contexto, porém, em que a prática do EEAD já está oficializada no instituto, vamos acompanhar as demandas e reclamações dos estudantes e agir politicamente para que, de algum modo, as instâncias do instituto sejam pressionadas a resolver estes problemas.

Por isso, pedimos que todos os estudantes que estiverem passando por problemas em relação às aulas à distância preencham este formulário, o compartilhem nos grupos das turmas e acompanhem as próximas ações a serem tomadas pelo Centro Acadêmico.

Que todos que puderem fiquem em casa, desobedeçam o presidente e protejam o nosso povo.

Centro Acadêmico da Linguagem — Chapa Pagu
20 de abril de 2020

ACESSE O FORMULÁRIO AQUI!

Confira essa postagem na nossa página!

REFERÊNCIAS

(1) Conferir o e-mail da direção intitulado “Nota da Congregação do IEL”, enviado no dia 3 de abril de 2020; e também o informe redigido pelo CAL no dia 10 de abril.

(2) Conferir a nossa primeira carta aberta divulgada no dia 24 de março de 2020.