É com grande tristeza que informamos que, na região do Alto Solimões, os indígenas estão sentindo o impacto do avanço agressivo da COVID-19, com registros de muitos infectados e mortes.

A situação dos indígenas está particularmente complicada na região de Tabatinga. Há um decreto municipal que proíbe a saída dos indígenas de suas comunidades para a sede do município devido à grande taxa de infecção na cidade e nas aldeias. Os recursos emergenciais enviados pela Funai para aquisição de cestas foram insuficientes.

Os Ticuna, maior comunidade indígena do Brasil, está nesta região e o primeiro médico Ticuna faleceu nesta semana. Somente na comunidade do Feijoal, de onde é um aluno do curso de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-Unicamp), tem 5000 indígenas.

Podemos fazer algo para ajudar esta comunidade. A ONG Kamuri, que tem vários membros na UNICAMP, inclusive no IEL, pode ajudar a enviar dinheiro para a compra de novas cestas de proteção ao COVID19. Embora esta ONG tenha fins educacionais, dada a situação emergencial, seus membros poderão nos ajudar.

Seguem abaixo os dados para doação:
KAMURI – Indigenismo, Ação Ambiental, Cultura e Educação
CNPJ 08.078.187/0001-58
Agência 1515-6
C.c. 36.935-7
(Conta corrente no Banco do Brasil)

E para aqueles que gostariam de doar para indígenas em geral segue também o site do ISA (Instituto Socioambiental), afinal, infelizmente, há muitos outros indígenas em situação de perigo na atual pandemia de COVID 19.

Lembramos ainda que cada ancião que perdemos, a ciência também perde, pois cada um deles guarda consigo um vasto conhecimento de línguas em culturas em grande perigo de extinção.

Mais informações sobre a pandemia no Alto do Solimões.

AJUDEM A DIVULGAR!