Neste domingo (07/06) está marcado um ato antifascista no Largo do Rosário, às 15, contra o genocídio da população negra e em solidariedade às mobilizações “Vidas negras importam” que estão ocorrendo no Brasil e no mundo.

No dia 04/06 os Centros Acadêmicos se reuniram em um CRU e decidiram aderir ao ato, então chamamos todos os estudantes do IEL que puderem para participar dessa mobilização, seja em Campinas ou em sua própria cidade.

É preciso ter toda precaução com a saúde e segurança (pessoal e coletiva!) durante a manifestação. Portanto:

  • Respeitem TODAS as medidas sanitárias recomendadas (mantenham distância, usem máscara e luvas, levem álcool em gel);
  • Fiquem atentos a medidas de segurança (andem sempre acompanhados, não caiam em possíveis provocações e evitem conflitos);
  • Recomendamos não participar da manifestação apenas aqueles que façam parte (e/ou convivem com pessoas que façam parte) do grupo de risco.

As atuais manifestações que acontecem no Brasil e no mundo não impedem a defesa do isolamento social: “diante do epicentro de um sistema falido, no qual as políticas de lucros acima das vidas avançam na sua forma mais crua e que, durante o ápice das curvas de casos e óbitos confirmados, já se comemora a ‘reabertura’ de atividades econômicas (que mal foram fechadas), podemos dizer que ocorreu de fato o isolamento social no Brasil? Estamos convencidos de que as políticas implementadas até agora, mesmo as mais bem intencionadas propostas pelos setores progressistas, se demonstraram incapazes de reverter a crise. Apenas através da firme organização e exigência da classe trabalhadora poderemos garantir o isolamento – e isso nos exigirá sair às ruas para conquistar nossos direitos” [1].

Juntos temos toda a força para combater o racismo que é estrutural à nossa ordem socio-econômica [2]; organizados vamos destruir o fascismo e lutar, hoje e sempre, “pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo” [3].

Confira o evento do ato, organizado pela Rede De Combate Ao Genocídio Da População Negra Em Campinas.

Veja também algumas recomendações de segurança do perfil “Transcurecer” no Twitter.


Referências
[1] “Por que a mobilização antifascista não impede a defesa do isolamento social?” (publicado em 02/06/2020).
[2] Sobre o genocídio da população negra.
[3] Referência à citação de Olga Benário Prestes em sua carta de despedida.