Abaixo você pode conferir um repasse que escrevemos sobre a 52ª Reunião Extraordinária da Congregação do IEL, que ocorreu no dia 23/07/2020.

Também disponibilizamos a ata da última Assembleia dos Estudantes do IEL, realizada em 20/07/2020.

Observação: a demora em divulgarmos ambos os documentos se deu por problemas técnicos que tivemos com o nosso site. Agora, com tudo resolvido, disponibilizamos as informações para a comunidade do Instituto. Gostaríamos de agradecer ao Fernando Luis Barbosa, bem como a todos os outros funcionários da informática e do audiovisual do IEL.

Repasse da 52ª Reunião Extraordinária da Congregação do IEL

Na quinta-feira, dia 23/07, ocorreu a 52ª Reunião Extraordinária da Congregação do IEL, tendo como pauta única a discussão sobre o critério de aprovação dos estudantes neste semestre [1]. A reunião foi extensa, com mais de quatro horas de duração, e polarizada em muitos momentos. Todo o debate girou em torno das condições de realização do semestre pelo ensino remoto, da questão da avaliação por nota ou conceito e dos posicionamentos e reivindicações levantadas pelo estudantes.

Como deliberado na última assembleia estudantil do IEL [2], no dia 20/07, em diversos momentos os RDs da congregação se manifestaram para qualificar o debate com questões relativas à permanência estudantil e à desigualdade de acesso ao meio acadêmico, atualmente aprofundada no contexto do ensino remoto. Um relato escrito por uma estudante, que pediu para não ser identificada, foi lido para explicitar as dificuldades concretas enfrentadas pelos estudantes trabalhadores no acompanhamento deste semestre [3].

Além disso, como também deliberado na referida assembleia, defendemos a reivindicação de que fosse encaminhada uma orientação para que não houvesse a reprovação dos estudantes que, mesmo acompanhando as aulas, não conseguiram atingir a nota mínima para serem aprovados neste semestre. Infelizmente, após muita discussão, essa proposta de encaminhamento não passou: a votação havia empatado, com 11 votos contrários e 11 favoráveis, mas por fim acabou-se decidindo pela rejeição da proposta.

Por fim, como encaminhamentos da 52ª Congregação Extraordinária do IEL foram tiradas as seguintes orientações [4]:

1. Recomendação para que professores não empreguem o uso do conceito F;
  2. Recomendação de que seja empregada em todas as turmas de uma mesma disciplina a mesma forma de avaliação (nota ou conceito);
  3. Recomendação para que os professores ofereçam uma segunda oportunidade aos alunos que não atingiram a nota mínima de realizarem atividades (trabalhos, exercícios complementares) que permitam aumentar a nota;
  4. Orientação para que professores usem o conceito como forma de registro de avaliação nas disciplinas, entendendo que se trata de uma posição política e uma forma de minimizar as desigualdades sociais acirradas;
  5. Que se realize a discussão, no âmbito da Comissão de Graduação, Departamentos e da Congregação, logo no início do próximo semestre, visando a elaboração de uma nova proposta de avaliação e desenvolvimento das atividades acadêmicas em mais um semestre remoto.

Reforçamos que foi explicitado, de forma muito clara, que todos esses encaminhamentos expressam uma posição política, resultado dos debates feitos pela congregação, e são apenas uma orientação geral aos professores. Em todo caso, todas essas decisões referentes às disciplinas são uma prerrogativa pessoal de cada docente, cabendo apenas e ele escolher se irá segui-las ou não.

Entendemos que é fundamental trabalharmos para manter o compromisso social da universidade com a garantia concreta de um ambiente acadêmico inclusivo aos estudantes trabalhadores, mães, pais, bolsistas, indígenas, negros e periféricos e egressos de escolas públicas que ingressaram na universidade através das ações afirmativas adotadas pela Unicamp nos últimos anos. Neste momento difícil para estudantes, funcionários e professores, contamos com a colaboração de toda a comunidade do instituto para que tanto acesso quanto a permanência dos estudantes ao meio acadêmico sejam amplamente garantidos.

Atenciosamente,
Centro Acadêmico da Linguagem

[1] A gravação da reunião está disponível no canal do IEL YouTube.
[2] Conferir a ata da assembleia do dia 20/07.
[3]
Relato exibido a 1:39 do vídeo.
[4]
A votação dos encaminhamentos tem início às 3:36:50 do vídeo.