Na última quinta-feira (10/09), às 14h, ocorreu uma reunião aberta, com a participação de estudantes e docentes, para a avaliação das atividades acadêmicas realizadas à distância durante o primeiro semestre no IEL. A transmissão completa dessa reunião pode ser acessada pelo YouTube [1].

Na primeira parte da reunião (a partir dos 4 min. do vídeo), o prof. Jefferson Cano, atual diretor do IEL, apresentou alguns dados repassados pela DAC sobre o número trancamentos de matrícula e desistência de disciplinas entre os estudantes do instituto, considerando os quatro cursos de graduação (letras integral, letras noturno, linguística e estudos literários).

Os números são preocupantes e, comparados aos dados de 2018 e 2019, mostram um aumento geral no trancamento de matrícula em todos os cursos (no caso de estudos literários, houve um aumento de oito vezes em relação ao último) e um aumento grande da desistência de disciplinas nos cursos de letras (integral) e linguística, ambos atingindo mais de 40% dos estudantes.

Além disso, também foi apresentado o resultado da enquete aplicada aos estudantes do IEL para que fossem apontadas as principais dificuldades no acompanhamento do ensino remoto (a partir dos 11 min. do vídeo). Entre os 94 alunos que participaram da pesquisa (dos quais 40 são ingressantes), as principais dificuldades levantadas foram (em ordem crescente de respostas): a falta de acesso a recursos bibliográficos, problemas de saúde, dificuldades para acompanhar as atividades no horário marcado, o excesso de tarefas cobradas, a dificuldade de adaptação ao ensino remoto e, preponderantemente, problemas psicológicos e a dificuldade de trabalhar em casa.

Após a apresentação inicial da direção, os representantes discentes e demais estudantes fizeram falas com comentários, sugestões, críticas e demandas referentes ao ensino remoto que foi implementado no primeiro semestre e, pelo menos até o fim do segundo, ainda continuará em curso. Em suma, considerando todas essas falas, os principais pontos apresentados pelo corpo estudantil do IEL foram:

• A dificuldade de desenvolvimento dos estudos sem o acesso a bibliotecas, creches, laboratórios de informática, restaurante universitário, serviços presenciais de assistência psicológica e psiquiátrica e salas de estudo.
  • A preocupação quanto à exclusão da permanência ao meio acadêmico imposta pelo ensino remoto às estudantes mães sem acesso à creche; aos estudantes trabalhadores que continuam trabalhando presencialmente em meio a pandemia, com a redução de salários e um contexto de insegurança financeira; aos estudantes mais pobres, com acesso mais limitado à conexão wi-fi e sem uma biblioteca pessoal; aos estudantes bolsistas que dependem da continuidade dos estudos para o recebimento das bolsas.
  • A sugestão de que a organização do segundo semestre seja planejada em espaços de reunião abertos à participação de todos os estudantes, com direito à fala e à possibilidade de se manifestarem da mesma forma, em uma mesma sala de videoconferência.
  • Foram levantadas críticas à carga excessiva de avaliações nas disciplinas, principalmente no fim do semestre.
  • Foi questionada a opinião dos professores quanto ao uso do conceito como forma de avaliação. Um estudante propôs, como forma de solução do problema entre a escolha do conceito ou nota, que todas as notas deste ano não contassem no cálculo do CR.
  • Uma estudante surda pediu para que as reuniões contassem com a participação de um tradutor-intérprete de língua de sinais (TILS).
  • Foi questionado se havia sido feito algum levantamento específico quanto aos estudantes indígenas no IEL. Foi respondido que não houve a necessidade deste levantamento, pois todos os estudantes indígenas em cursos no IEL estão em contato com docentes do instituto via um grupo no WhatsApp.
  • Foi questionado se a biblioteca do IEL está funcionando com o agendamento da retirada de livros. A resposta da direção foi afirmativa [2].
  • Houve um balanço quanto às plataformas usadas pelas turmas, das quais o Google Classroom foi melhor avaliado pelos alunos na reunião.
  • Foi sugerido que o IEL também solicite à DAC o número de estudantes que reprovaram nas disciplinas no instituto durante o primeiro semestre, pois esse dado pode expressar outra forma de desistência.
  • Foi comentada e criticada a proposta da reitoria, na última reunião da CEPE, para a alteração das bolsas de auxílio do SAE [3].

Além desses pontos, os estudantes também falaram sobre as suas experiências pessoais para o balanço das atividades acadêmicas realizadas à distância no primeiro semestre.

Para informações mais detalhadas sobre a reunião, recomendamos que os estudantes assistam à transmissão no YouTube mencionada no início deste repasse. Além disso, quaisquer dúvidas e comentários podem ser feitos ao CAL através desta postagem ou do contato com nossas redes (Facebook, Instagram ou pelo e-mail cal.unicamp@gmail.com).

Atenciosamente,
Centro Acadêmico da Linguagem – Gestão Pagu

Referências:
[1] Vídeo: “Reunião Geral de Avaliação do 1° semestre de 2020”.

[2] Conferir o e-mail enviado pela biblioteca às listas de e-mail do instituto no dia 03/09, “Empréstimo emergencial de livros – lembrete – 2º sem./2020”.

[3] Conferir o informe do CAL quanto à situação das bolsas do SAE.

Imagens:

1. Total de alunos por curso que trancaram o semestre:

2. Total de alunos por curso que desistiram de pelo menos uma disciplina: