Esta postagem foi feita a pedido da Gestão do CAL de 2020.
Atenciosamente,
Comissão Eleitoral

A partir das reuniões de avaliação de curso do IEL, realizadas no dia 25/11/2020 [1], redigimos os informes a seguir, de modo a registrar e disponibilizar as discussões para a comunidade do instituto. Separamos os informes por curso e destacamos algumas partes que consideramos de maior importância.
Atenciosamente,
Centro Acadêmico da Linguagem
Gestão Pagu – 2020
Letras Diurno
Cerca de 30 estudantes participaram da avaliação de curso de Letras-Diurno, além de 3 docentes, incluindo a professora que mediou a reunião. O encontro foi gravado e teve lista de presença.
Num primeiro momento, foram apresentadas as respostas a um formulário de avaliação, criado pela Coordenação de Letras do IEL e preenchido por 32 discentes de Letras Diurno. Citamos, abaixo, alguns dos resultados expostos (respostas relativas ao semestre vigente):
- 56,3% dos preenchimentos classificava o envolvimento dos docentes como bom, seguido das opções regular, excelente e fraco, nessa ordem.
- A avaliação do envolvimento dos alunos teve a maioria das respostas concentradas entre as opções bom e regular.
- Cerca de metade dos alunos classificou a interação entre docentes e estudantes como regular. As demais respostas indicaram bom, ruim e excelente, do mais ao menos selecionado.
- A avaliação da presença de boas ideias em atividades apresentou a seguinte proporção de respostas: pontual – 53,1%; recorrente – 34,4%; e rara – 12,5%.
- A maioria das respostas considerou que os objetivos das atividades foram alcançados às vezes.
- Quanto aos recursos e à adequação de ensino-aprendizagem, a maior parte das avaliações indicou a opção bom, seguida de regular, ruim e excelente.
- 59,4% classificou como regulares os processos de avaliação adotados, em contraposição com as outras opções de resposta: adequados e inadequados.
- Cerca de 40% das pessoas classificou o trabalho de PADs e PEDs como bom; as demais respostas variaram entre excelente e regular.
- Reclamações gerais sobre ensino remoto neste semestre:
- Carga de leitura e quantidade de avaliações muito altas;
- Falta de empatia e compreensão por parte de alguns professores no semestre que continua atípico;
- Realização de aulas e outras atividades em feriados;
- Grande carga horária de determinadas aulas que, por vezes, ultrapassa o que é previsto para a disciplina;
- Acréscimos de atividades não previstas na programação dos cursos;
- Professores que não estão gravando as aulas, o que prejudica aqueles alunos que não conseguem assisti-las sincronicamente;
- Professores que, durante as aulas síncronas, não aceitam respostas no chat e/ou exigem interação por áudio;
- Pouca habilidade técnica por parte de alguns professores, que, então, atribuem eventuais impasses a supostos problemas de conexão dos alunos.
- Comentários gerais sobre o curso:
- Poucos docentes e problemas com disciplinas eletivas da habilitação em PLE/PL2;
- Disciplinas pouco adequadas às discussões sobre o ensino, com muito foco na teoria e pouco na prática, especialmente em HL e TL (houve algumas manifestações contrárias a isso durante a reunião e alguns alunos demonstraram interesse em um foco maior em teoria/pesquisa);
- No primeiro período de 2021, as disciplinas ofertadas para os alunos do terceiro semestre do curso excedem o limite de 38 créditos do Instituto.
Depois de expostos os resultados do formulário, ainda foram discutidas outras questões trazidas pelos alunos presentes, além de terem sido retomados e reforçados os comentários e as críticas apresentadas na pesquisa prévia.
Foi criticado o fato de que alguns docentes estão utilizando as atividades pedidas como registro de presença [2]. Alguns estudantes reforçaram a dificuldade em acompanhar as aulas síncronas e a importância de gravá-las, e sugeriram que seja disponibilizado um registro por escrito sobre o que aconteceu em cada aula, pois muitas vezes os alunos não conseguem assistir aos encontros sincronicamente. Esse registro escrito é essencial principalmente para os casos em que o professor escolhe não gravar as aulas.
Outra crítica apresentada refere-se à quantidade excessiva de créditos na grade horária do curso. Quanto a isso, foi questionada a possibilidade de uma redistribuição das disciplinas na grade horária do novo catálogo. Os alunos também retomaram a reclamação sobre a demanda excessiva de algumas disciplinas, com destaque para disciplinas de poucos créditos que estão exigindo muito mais do que deveriam dos alunos (segundo o que se prevê para uma disciplina de carga horária menor).
Foi esclarecido que a forma de avaliação dos alunos neste semestre (em nota ou conceito) será opcional, a depender do professor. Sobre o funcionamento das bibliotecas, explicaram que elas ficam abertas em alguns dias, com horários específicos e um número limitado de alunos. Surgiu o questionamento sobre a possibilidade de os laboratórios de informática terem essa mesma disponibilidade no primeiro semestre de 2021.
Houve um pedido de maior orientação sobre matrículas no início do semestre para os ingressantes. Quanto a problemas com questões burocráticas no SAE, para estágio supervisionado do IEL, é dito que o professor responsável pela disciplina já estava a par das informações e que novas orientações seriam dadas em breve.
As professoras presentes pediram compreensão da parte dos alunos, pois dar aula em situação remota também é algo novo para os docentes. Falaram da dificuldade de mensurar a quantidade máxima e mínima de leituras e conteúdos que podem passar, assim como do objetivo de adaptação da aula presencial nas aulas remotas, já que não se trata de um curso EaD.
Foram feitos depoimentos, por parte de alunos, dizendo que muitos professores não cumpriram com aquilo que foi estipulado no primeiro semestre, em relação às demandas dos estudantes e às orientações para o ensino remoto.
Foi sugerida uma segunda reunião de avaliação, no fim deste período letivo (como ocorreu no primeiro semestre). Outra sugestão foi a de que, para o próximo formulário de avaliação, fosse possível avaliar as disciplinas individualmente, na parte de perguntas objetivas.
Linguística
A reunião de avaliação do Curso de Linguística contou com a presença de 41 alunos de graduação, do representante discente da Fonoaudiologia e de 3 professores do Departamento de Linguística, além das 2 professoras que conduziram a reunião.
A reunião foi iniciada com informes da Coordenação do curso aos alunos de graduação:
- Orientação da Reitoria sobre planejamento do próximo semestre 2021/1: na última reunião da CCG, os coordenadores receberam a orientação da Pró-Reitoria de Graduação para que disciplinas que possam ser ministradas remotamente continuem sendo ministradas à distância. O assunto também foi levado à reunião do Departamento de Linguística, que se mostrou mais favorável à continuidade do ensino remoto para as disciplinas HL, mas não tomou decisão definitiva sobre como será o próximo semestre. A Coordenação acrescenta que a possibilidade de planejamento, por parte de docentes e discentes, diferencia o andamento do primeiro e do segundo semestres letivos de 2020.
- Alterações nos Certificados de Estudos: conforme sugerido por alguns alunos, no grupo de WhatsApp entre Coordenação e estudantes de Linguística, haverá a flexibilização do requisito de se cumprir todas as disciplinas de um certificado no período de 6 anos. A questão foi levada a uma reunião entre as coordenadoras, a Secretaria de Graduação e a DAC, que informaram que o requisito de 6 anos para cumprimento de disciplinas não se aplica de acordo com as regras da DAC. A questão também foi levada ao NDE de Linguística, cujos membros rediscutiram a necessidade de manter tal requisito, chegando à conclusão de que ele poderia ser retirado. A mudança da retirada do requisito de 6 anos de prazo para cumprimento das disciplinas de certificado foi aprovada em reunião do Departamento de Linguística e entrará em catálogo em 2022. As regras que constam no site do IEL ainda são as antigas, pois as novas só poderão ser postadas quando entrarem em catálogo vigente, mas, na prática, o requisito de 6 anos já não é mais válido.
Feitas essas considerações, foi aberta a palavra para a manifestação dos participantes.
Dúvidas sobre Certificados de Estudos
Uma aluna perguntou se o Certificado em Tradução já havia sido aprovado, o que se confirmou; a aluna também manifestou preocupação quanto à possibilidade de conseguir se matricular nas disciplinas que não têm reserva de vaga para a Linguística. Sobre isso, recomendou-se que os alunos que queiram cursar disciplinas de outros departamentos entrem em contato com a coordenação do curso responsável e justifiquem o interesse. Também foi informado que o Instituto de Artes está propondo o certificado em Engenharia do Som, que contará com disciplinas HL da área de Fonética e Fonologia. Outra aluna trouxe o estranhamento de que a disciplina HL550 – Aquisição da Linguagem faz parte do Certificado de Métodos Experimentais e que a disciplina HL180 – Tópicos em Aquisição da Linguagem faz parte do Certificado de Assessoria Linguística e Políticas Públicas de Linguagem; uma professora confirmou que de fato as disciplinas fazem parte de certificados diferentes e lembrou que os alunos podem fazer novas sugestões de ajustes nos certificados. Um aluno levantou dúvidas sobre o conjunto de disciplinas do certificado de Estudos Clássicos; as coordenadoras esclareceram que não houve mudanças no conjunto de disciplinas, que não há mais o requisito de cumprimento de disciplinas no período de 6 anos e que os certificados em Estudos Clássicos podem ser em Latim, Grego ou Grego e Latim.
Horário de oferecimento da disciplina HL533
Os alunos ingressantes perguntaram se haveria a possibilidade de mudança de horário de oferecimento da disciplina HL533 – História das Ideias Linguísticas, cancelada no primeiro semestre de 2020 e que será oferecida conjuntamente para alunos de primeiro e de terceiro semestres em 2021/1, uma vez que o horário da disciplina coincide com o do oferecimento de outras três disciplinas de certificados. As coordenadoras informaram que a possibilidade de abaixo-assinado por parte dos alunos foi abolida em reunião de Comissão de Graduação e que a solicitação dos alunos foi discutida entre coordenadores de graduação quanto à possível exceção que poderia ser feita; especificamente quanto às três disciplinas com horário coincidente, duas delas são oferecidas regularmente como obrigatórias para outros cursos, de modo que os alunos terão oportunidade de cursá-las futuramente, o que levou à decisão dos coordenadores para não abrir exceção ao abaixo-assinado para este caso. A representante discente lembrou que os alunos também devem recorrer aos RDs para casos como esses. Uma professora comentou que, com os reajustes necessários na grade feitos por conta da pandemia, seria muito difícil mudar efetivamente o horário da disciplina HL533 e que a escolha do horário levou em conta a carga da docente em relação a outras disciplinas.
Manutenção da possibilidade de retirada de disciplina do cômputo do CR
Perguntou-se se os alunos terão, também neste semestre, a possibilidade de retirar notas de disciplinas do cômputo do CR. Foi confirmado que a GR que permite a retirada de notas do cômputo do CR continua válida e que tais normas devem ser atualizadas. Os alunos ainda perguntaram se as coordenadoras poderiam entrar em contato com um docente que tem solicitado presença efetiva dos alunos nas lives da disciplina, já que essas aulas não têm sido gravadas, e foram instruídos a enviar um pedido por e-mail à coordenação para que a situação pudesse ser encaminhada.
Orientação da coordenação aos alunos quanto a como levar o curso em formato remoto e perspectivas dos alunos quanto ao desenvolvimento das atividades em 2021/1 de modo remoto
Os alunos pediram orientações e dicas da coordenação sobre como levar o curso a distância para melhor aproveitamento, com o receio de não conseguir cumprir todos os créditos no período ideal. Sobre esse assunto, ressaltou-se a importância de os alunos relatarem como tem sido sua experiência com o ensino remoto – quais são as dificuldades? A professora lembrou do fato de que, no primeiro semestre, não se tinha previsão de quando voltaríamos ao ensino presencial e que o planejamento dos cursos sofreu modificações às pressas diante das circunstâncias; no segundo semestre, diferentemente, foi possível planejar os cursos a distância. A maior preocupação das coordenações tem sido a de garantir a qualidade da formação dos alunos diante do período estendido de ensino remoto. A professora incentivou que os alunos relatassem como estavam avaliando o desenvolvimento das atividades deste semestre a fim de que pudesse repassar tais relatos aos docentes, de modo que possam preparar o próximo semestre do modo mais produtivo possível. Por um lado, alguns alunos avaliam que o segundo semestre está “menos pior” do que o primeiro e outros, ainda, que está melhor, devido ao planejamento – mas argumentam que alguns docentes têm cobrado mais atividades do que no primeiro semestre, o que para eles não se justifica pois as dificuldades continuam as mesmas; por outro lado, alguns alunos manifestaram que a perspectiva de um terceiro semestre remoto os desanima a continuar no curso e a preferência por trancar e retornar posteriormente, caso o ensino remoto se confirme para 2021/1.
Outra professora pediu que os alunos descrevessem mais detalhadamente o que eles entendem por “menos pior”, ressaltando que eles poderiam comentar tanto os aspectos didáticos quanto às questões pessoais e de saúde mental, igualmente importantes. Lembrou ainda de questões de ordem logística, como a impossibilidade de retorno total das atividades, uma vez que o bandejão, as salas de aula e outros espaços não comportariam todos os membros da comunidade atendendo aos requisitos de distanciamento social, e que a volta parcial – algumas disciplinas sim e outras não – pode ser ainda mais penosa contando a necessidade de moradia: para muitos que residem fora, qual seria o custo de deslocamento a Campinas para fazer somente parte das disciplinas? Para além de questões de ordem prática, ressaltou a preocupação humanística para com o bem estar coletivo dos membros da comunidade Unicamp.
Uma aluna reportou que academicamente optou por fazer um número menor de disciplinas e que os docentes têm sido bastante acessíveis em todas as questões; pontuou, contudo, que acredita que há perda de conteúdo ao transportar as aulas para o formato online, mesmo ciente de que se tem feito o máximo que se pode; afirmou a dificuldade de se concentrar e seguir as aulas pelo computador, além de outros medos relacionados à pandemia, como adoecer ou perder pessoas, e dificuldades decorrentes do isolamento, falta de contato com os amigos da faculdade e a solidão. Outra aluna relatou que, ao contrário, decidiu pegar mais disciplinas durante este período de ensino remoto; da parte dos docentes, ela avalia que os cursos começaram mais bem planejados neste semestre mas que, nas últimas semanas, sente que os docentes têm tido mais dificuldade em manter o ritmo do início do semestre e demonstrado mais dificuldade de planejamento; os docentes que contam com PED têm conseguido administrar melhor as disciplinas; avalia também que docentes e discentes parecem estar mais resignados neste período; e que os docentes têm mais dificuldade de acompanhar os alunos individualmente, como fariam com aulas presenciais, no modelo de aula remota. Um aluno perguntou se as coordenadoras estavam recebendo muitos relatos de alunos que intencionam trancar o curso caso 2021/1 continue remoto e se os docentes não se sentiriam desestimulados a dar aulas a poucos alunos se isso de fato acontecer; as coordenadoras responderam que essa notícia lhes estava chegando nesta reunião e que acreditam que o número de alunos em sala não é determinante para seu ânimo para preparo das aulas; reforçaram que a potencial desistência em massa dos alunos, caso se estabeleça, é uma questão institucional, não individual de cada discente, para a qual a Unicamp deverá dar as condições de reparo.
Sobre as desistências, uma aluna relatou o caso de uma disciplina que começou este semestre com mais de 20 e agora tem menos de 10; isso traz consequências negativas para o andamento da disciplina, que se baseia em discussões, pois o número reduzido de alunos torna a discussão menos estimulante; sobre o formato online, reforçou que não tem o mesmo aproveitamento do que se fosse presencial, pois não raro se pega pensando em outros assuntos no meio das lives; por fim, expressou a opinião de que considerava problemático o fato de que a Unicamp decidiu abrir o Vestibular sabendo que as aulas de 2021/1 serão online. A professora esclareceu à aluna que o Vestibular Unicamp é planejado desde o início do ano e que, portanto, a decisão de abrir o Vestibular ocorreu antes de orientar a continuidade de atividades remotas no próximo semestre; lembrou que já houve mudança no calendário do Vestibular justamente por conta da pandemia e que a situação tem sido monitorada semana a semana para avaliar as condições em que as provas poderão ou não ser aplicadas, assim como a volta ao presencial também depende desse monitoramento constante. Outra professora ressaltou, ainda, que a universidade, como instituição pública, não pode parar, sobretudo neste momento de ataques, e tem uma responsabilidade social para com milhares de candidatos que estão se preparando; não só a Unicamp, mas outras universidades também estão preparando seus vestibulares; o problema de saúde público não é apenas da Unicamp, mas do mundo todo; lembrou, por fim, que o dever da universidade é também o de formar cidadãos conscientes, utilizando-se dos recursos públicos de modo responsável.
Outra aluna reportou, com o objetivo de compartilhar sua experiência e estratégias, que trancou algumas disciplinas no primeiro semestre e não se matriculou em todas do segundo; ela está consciente de que já tem mais dois anos para integralização, de modo que qualquer disciplina que vier a concluir neste período de aulas remotas representam o adiantamento do curso, mesmo que acabe levando mais de quatro anos para concluí-lo; não sente pressão de cumprir todos os créditos no período ideal. Os alunos levantaram dúvidas sobre se pode haver consequências negativas caso acabem trancando muitas disciplinas ou atrasando o curso demasiadamente, e sobre quais são as disciplinas essenciais das quais preferencialmente não deveriam desistir; os veteranos recomendaram fazer as disciplinas iniciais, que dão base a outros cursos.
Sobre o Plano de Retorno da Unicamp
Os alunos manifestaram algumas dúvidas quanto ao Plano de Retorno, sobretudo se ele está sendo seguido ou não. A professora informou que a situação tem que ser monitorada dia-a-dia, e que a qualquer recrudescimento da pandemia, determinada fase do plano é estendida ou, mesmo, retroagida. Uma das medidas que têm sido cumpridas, por exemplo, é a testagem e o monitoramento diário de todos os funcionários, alunos e docentes que voltaram ao campus.
Dados sobre as desistências e trancamentos do primeiro semestre
Os alunos perguntaram se havia dados sobre o número de desistências e trancamentos do primeiro semestre, uma questão que já havia sido levantada na reunião de avaliação anterior. A professora apresentou os dados levantados a partir da DAC: houve cerca de 20% de desistências por sigla do IEL (HL, LA e TL); o maior número de desistências em disciplinas HL se deu em julho e por parte de alunos de 3o. ano (ingressantes em 2018); alunos ingressantes desistiram, em média, de uma disciplina. Comprometeu-se a enviar esses dados aos alunos e informou que tais estatísticas certamente também serão computadas para o segundo semestre.
Aproximando-se do horário de encerramento da reunião, considerando-se que não foi possível discutir a curricularização da extensão e a grade de Linguística junto aos alunos, e tendo em vista a importância da continuidade da discussão a respeito do planejamento e das estratégias para 2021/1, as coordenadoras sugeriram o agendamento de nova reunião com os alunos, possivelmente para o dia 17/12, ao que muitos prontamente responderam de modo positivo. A pedido dos alunos, a professora falou rapidamente sobre em que consiste a curricularização da extensão e as coordenadoras encerram a reunião.
Estudos Literários
A avaliação de curso de Estudos Literários ocorreu na tarde de quarta-feira (25/11), e contou com a presença de 5 docentes e 13 discentes.
A reunião foi aberta com comunicados acerca de como ocorrerão as atividades no primeiro semestre de 2021, sendo informado que todas as disciplinas irão ocorrer de forma remota (por recomendação da reitoria), fora aquelas que precisarem ser realizadas presencialmente. O mesmo é aplicado para as disciplinas de estágios, apesar desse ponto ainda estar sendo discutido, mas, à priori, também irão ocorrer à distância, a exemplo da FE (Faculdade de Educação). Além disso, foi lembrado que as disciplinas que ocorrem de forma virtual não estão “valendo presença” [2].
Sobre a questão de “nota ou conceito”, um docente afirmou que esse ponto seria discutido na próxima Congregação (que ocorreu no dia 03/12), mas que, em linhas gerais, os docentes possuem a liberdade para escolher por qual método avaliar os alunos. Nesse ponto foi lembrado por um docente que o semestre terminaria no dia 19 de janeiro, e o próximo começaria no dia 15 de março.
Uma das dúvidas comuns dos discentes presentes foi sobre os certificados disponíveis no instituto, ao ser informado que algumas disciplinas requisitadas para a obtenção do Certificado de Editoração não estavam sendo ofertadas recentemente (o que afetava os estudantes que estavam prestes a se formar e estavam interessados em obter esse certificado), um docente respondeu falando sobre a possibilidade de criar novas siglas para as disciplinas de editoração, e que esse ponto ainda precisava ser analisado antes de oferecer uma solução.
Ainda sobre os certificados oferecidos pelo IEL, uma dúvida comum foi acerca do novo Certificado de Estudos da Tradução: um docente explicou que a partir de 2021, já serão ofertadas algumas disciplinas requisitadas, além de que algumas já foram oferecidas anteriormente (e que mesmo cursadas anteriormente, ainda contarão para o certificado).
Acerca das disciplinas de férias de verão, foi comentado que foram relatadas algumas dificuldades por parte dos docentes de organizar essas disciplinas agora, pois eles já estariam sobrecarregados e estaria muito em cima da hora para abrir mais disciplinas.
Outro ponto de dúvidas foi sobre as reservas de vagas e as disciplinas concomitantes dos próximos semestres durante a pandemia e o EEAD; foi relatado sobre os professores estarem reclamando de uma sobrecarga de alunos e pedindo para reduzir o número de matriculados nas disciplinas por semestre; alguns docentes reafirmaram a posição de manter a reserva de alunos por disciplina, apesar de ainda se mostrarem abertos para dialogar com a comunidade discente sobre esse ponto
Entre outros pedidos e relatos por parte da comunidade discente:
- Foi comentado sobre os professores disponibilizarem os textos que serão trabalhados em PDF (e não apenas disponibilizar o nome deles);
- Foi relatado um problema no site do IEL, que não mostrava uma das disciplinas que foi ofertada no decorrer desse semestre (a resposta foi que entrarão em contato com a secretaria para que os professores e a secretaria não repitam esse acidente);
- Também foi relatado por um aluno de professores que estavam ultrapassando o tempo limite das aulas, o que atrapalhava os estudantes que precisam sair de uma aula e ir direto para outra.
Letras Noturno
A avaliação de curso de Letras-Noturno contou com a presença de cerca de 46 alunos, além de 5 professores, incluindo o professor que conduziu a reunião.
No início da reunião, o professor apresentou os dados obtidos pelo formulário respondido pelos alunos, que recebeu 42 respostas, no total:
- 57,5% dos alunos que responderam ao formulário classificaram a interação entre docentes e estudantes como regular, seguido por boa, ruim e excelente, nessa ordem;
- De acordo com o preenchimento, 59,9% das respostas indicava que a presença de boas ideias em atividades foi pontual, seguida por rara (26,2%) e depois recorrente;
- 52,4% classificou os objetivos das atividades propostas ao longo do semestre como bom, depois regular.
- Para 52,2% dos alunos, os objetivos com atividades desenvolvidas remotamente foram alcançados às vezes, não para 31% e, para 16,7%, sim.
- A maioria dos alunos classificou o próprio desempenho ao longo do semestre como fraco, e, em seguida, regular.
- 38,1% das respostas indicavam que os recursos e a adequação de ensino-aprendizagem utilizados no segundo semestre foram regulares, seguido por ruins e bons, que correspondiam a 26,2% das respostas cada e por último excelentes (9,5%).
- Sobre os processos de avaliação adotados ao longo do semestre, 38,1% dos alunos classificaram os processos como regulares e 38,1% dos alunos afirmaram que os processos foram inadequados. 23,8% julgou que os processos foram adequados.
- Com relação ao trabalho dos PADs e PEDs ao longo do semestre, 42,9% das respostas julgavam como bom; 38,1%, como excelente; 11,9%, como regular; e para 7,1% dos alunos, ruim.
Quando o professor abriu espaço para os estudantes falarem das suas considerações acerca do semestre, os alunos afirmaram que a quantidade de avaliações, trabalhos e a cobrança neste segundo semestre de ensino remoto foi muito grande, não sendo adequadas a um período de pandemia, pois além do ensino remoto ser mais desgastante, os problemas pessoais dificultaram a permanência neste período. Além disso, alunos apontaram que algumas disciplinas estão passando trabalhos além do ideal para a quantidade de créditos que elas têm. Houve reclamações também quanto ao horário das monitorias das disciplinas, marcadas fora do horário das aulas ou em horários que não favorecem os estudantes.
Outro ponto levantado durante a avaliação diz respeito ao prazo das atividades. Para os estudantes, os prazos são muito curtos, o que acaba por prejudicar os alunos que, além de se dedicar à universidade, também precisam trabalhar, e que acabam não tendo a mesma disponibilidade que aqueles que podem se dedicar apenas aos estudos. Os estudantes também se queixaram do fato de algumas aulas síncronas não serem gravadas, ou a gravação ser disponibilizada somente aos que estavam presentes na aula, pois isso seria excludente, uma vez que os alunos podem ser impossibilitados de assistir à aula por problemas de conexão com a internet ou por problemas pessoais, por exemplo.
Houve queixas por parte dos estudantes a respeito da plataforma Moodle. Os alunos relataram enfrentar dificuldades com a plataforma, em alguns momentos, e sugeriram que os professores que a utilizam usassem outra plataforma menos complicada, como unicamente o Classroom, por exemplo, utilizado na maioria das disciplinas. Alguns alunos também se queixaram da dificuldade em participar de cargos de representação discente sendo estudantes do noturno, pois a maioria das reuniões ocorriam à tarde.
Por fim, os estudantes reivindicaram um maior diálogo entre professores e alunos na elaboração e discussão sobre as formas de avaliação, como o modelo dos trabalhos e prazos, por exemplo.
Referências
[1] Chamado para as reuniões de avaliação dos cursos do IEL, postado no dia 23/11/2020.
[2] De acordo com a GR-101/2020, “será registrada frequência integral de todos os alunos de graduação e pós-graduação matriculados no segundo período letivo de 2020”.