Aos alunos de graduação: o período de matrícula em disciplinas para o primeiro semestre de 2021 se iniciou no dia 20/01 e irá até o dia 29/01.

O início das aulas (online) está marcado para dia 15 de março e período de alteração de matrícula ocorrerá no mesmo mês, entre os dias 17 e 19.

A secretaria de graduação enviou um e-mail aos alunos com algumas orientações sobre matrícula em disciplinas de orientação e solicitação para exceder o limite de créditos. Dá uma olhada aqui!

Para além disso, a coordenação do curso de Letras está organizando uma reunião com os alunos para tratar, principalmente, do período de matrícula. Essa reunião será na segunda-feira, dia 25/02, às 19h, em uma sala no Google Meet. Veja mais informações aqui!

Por fim, confira a seguir nosso guia de matrícula em disciplinas! Esperamos que ajude!


Guia de matrícula em disciplinas

Com exceção do primeiro período letivo, na Unicamp é tarefa do estudante organizar sua grade de horários e efetuar a matrícula nas disciplinas escolhidas a cada semestre. A seguir, elaboramos um guia com dicas, explicações e um passo a passo que os ajudará a fazer isso.

1. PLANEJAMENTO

Uma série de informações sobre as disciplinas a serem oferecidas no próximo semestre é disponibilizada antes mesmo do início do período de matrículas, possibilitando que os alunos pensem e organizem sua grade de horários desde então. Eis alguns links úteis para seu planejamento semestral:

  • GRADE CURRICULAR SUGERIDA:
    No site do IEL, é possível verificar as grades sugeridas para cumprimento do currículo de cada curso, selecionando-o na aba “Cursos” da área do site destinada à graduação. Após entrar na página específica do curso, basta selecionar a grade curricular de acordo com o ano de seu ingresso.
  • DISCIPLINAS OFERECIDAS:
    As disciplinas oferecidas (obrigatórias e eletivas) em cada período letivo são encontradas tanto no Caderno de Horários da DAC ‒ em que consta o oferecimento de matérias em toda a Unicamp ‒, como no site do IEL, na página relativa às disciplinas da graduação ‒ para consulta do oferecimento específico de matérias no instituto. Neste, feita a busca a partir do filtro escolhido, clique sobre a sigla de uma disciplina para descrições mais detalhadas de sua ementa, programa, bibliografia e critérios de avaliação.
  • GDE:
    site do GDE, acessado com o login da DAC, é útil, primeiramente, no que se refere à obtenção de informações sobre disciplinas, professores e grade curricular: muitas dessas podem ser encontradas em “Árvore / Integralização”, explorando os links dessa página, ou através da barra de pesquisa.

    Além disso, uma grande dica é o uso do “Planejador” oferecido pelo sistema, ferramenta que permite que os usuários montem diversas opções de grade a cada semestre, dispondo das disciplinas oferecidas, seus horários, número de créditos, pré-requisitos, vagas reservadas, entre outras informações relevantes na organização e planejamento de seus horários. A imagem abaixo mostra um exemplo de planejamento realizado no GDE.


2. MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

A matrícula em disciplinas ocorre ao fim de cada semestre e deve ser realizada pelos estudantes no site da DAC, no período estabelecido também pela DAC. Para matricular-se, você deve seguir as seguintes etapas:

Não se esqueça de salvar seu comprovante de matrícula!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • Caso se encerre o período de matrícula (entre 20/01 e 29/01) e você não tenha se matriculado em nenhuma disciplina, é possível fazê-lo depois, durante o período de alteração de matrícula. É apenas importante ter em mente que, nesse caso, pode ser um pouco mais difícil ter seu requerimento aprovado em disciplinas mais concorridas, que têm vagas reservadas ou pelas quais mais estudantes se interessam.
  • O oferecimento de disciplinas eletivas, isto é, disciplinas que não constituem o currículo obrigatório do curso, também pode ser consultado no site da DAC e, mais facilmente, no do IEL, ambos indicados na primeira parte do texto, e a matrícula nelas é feita juntamente à das disciplinas obrigatórias. Também é possível cursar disciplinas em outros institutos, como o Instituto de Artes (IA) e o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) – a esse respeito, explicitamos os procedimentos específicos para matricular-se abaixo, no texto.
  • Você pode mudar as disciplinas em que se matricula durante todo o período de matrículas, mas, sempre que fizer isso, deve refazer todo o processo, matriculando-se em todas as disciplinas desejadas, a fim de realizar um novo requerimento com as alterações pretendidas.
  • A partir do dia seguinte ao do envio do requerimento de matrícula, consulte “Acompanhar Requerimentos Processados”. Caso tenha refeito o processo, como indica o item anterior, a página apresentará sempre as informações referentes ao último requerimento enviado.
  • No dia 19/02 será disponibilizado o Relatório Final de Matrícula ‒ consulte-o também na página “Serviços Acadêmicos” ‒, que apresenta, dentre as matrículas requeridas, aquelas em que você foi ou não aceito, além de possíveis alterações de horários e turmas em relação aos que você havia requerido no período da matrícula.


3. MATRÍCULA EM DISCIPLINAS DO IA E DO IFCH

Estudantes do IEL que desejam cursar disciplinas em outros institutos, como o IFCH e o IA, devem adotar outros meios para tal que não simplesmente incluí-las no momento da matrícula em disciplinas. A prioridade e a reserva de vagas e os pré-requisitos são algumas das principais dificuldades enfrentadas para efetivação do processo.

No IFCH, em alguns casos, é necessário que você entre em contato com o professor que ministrará a disciplina que lhe interessa, explique a ele os motivos pelos quais quer cursar a disciplina e envie-lhe sua Integralização. Nas disciplinas que são obrigatórias para os alunos do próprio instituto, especialmente as originalmente ministradas para ingressantes, é mais difícil conseguir a aceitação da matrícula

No caso do IA, você deve ir à secretaria de graduação e solicitar um cadastro (login e senha) específico para alunos de outros cursos que desejam matricular-se em disciplinas de lá, o qual será utilizado para acessar um portal de matrículas do próprio instituto. Nele, solicite a matrícula logo que as disciplinas forem oferecidas. Além disso, é indicado entrar em contato com o coordenador do curso e/ou com o docente responsável pela disciplina requerida.

Quanto às disciplinas de pós-graduação, tanto no IA e no IFCH como no IEL, só é possível participar das aulas como ouvinte. Para isso, basta contatar os respectivos professores, pedindo-lhes permissão para fazê-lo.


4. ALTERAÇÃO DE MATRÍCULA

No início de cada semestre, geralmente nos primeiros dias de aula ou nos dias que antecedem o início das aulas, há a alteração de matrícula. Caso queira alterar sua grade de horários após o fim do período de matrícula, excluindo ou incluindo disciplinas ou mudando de turma, essa é sua oportunidade de fazê-lo. Explicamos como fazer isso abaixo.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • A alteração de matrícula do primeiro semestre de 2021 acontecerá entre 17/03 e 19/03.
  • Ingressantes da graduação já recebem uma grade horária montada no primeiro semestre de curso, mas podem mudá-la no período de alteração, embora não seja necessário ou recomendado.


5. DESISTÊNCIA DE MATRÍCULA

Posteriormente, em prazo estabelecido pela DAC, há um período de desistência de matrícula, também chamado de trancamento (trancamento de disciplinas, não trancamento de semestre!). Para desistir da matrícula em disciplinas, você deve seguir os seguintes passos:

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Caso decida desistir de uma disciplina obrigatória, você deve cursá-la em algum outro momento, já que seu cumprimento é necessário para a conclusão do curso. Nesse caso, não é possível trancar a mesma disciplina mais de uma vez, isto é, ao matricular-se em uma disciplina pela segunda vez, após uma desistência, você deverá cursá-la por completo.