A Comissão Central de Graduação é um órgão auxiliar do Consu, e sua função é supervisionar, orientar e deliberar sobre a vida acadêmica na graduação da UNICAMP. Isso inclui a manutenção de disciplinas, programas de recepção de ingressantes, cursos de férias, entre outros; tudo isso em contato com as reuniões de congregação de instituto.

A CCG é composta por: um presidente (pró-reitor de graduação), representantes discentes, todos os coordenadores de curso da UNICAMP e um vice-presidente eleito por esses coordenadores. A representação discente é um quinto do total de membros da CCG, e os representantes são eleitos em votação eletrônica no final do ano, com qualquer aluno de graduação podendo se candidatar e votar. É só acompanhar o site www.ccg.unicamp.br para ficar a par das pautas sendo discutidas nessa comissão.

Considerando a possibilidade de mudanças no artigo 49 do Regimento Geral de Graduação para a inclusão de três novas circunstâncias que qualificam jubilamento, abaixo colocamos o arquivo com todas as informações de como o artigo 49 atualmente está e no final a proposta de alteração.

MUDANÇA NO ESTATUTO DA UNICAMP- JUBILAMENTOS

Na Assembleia Geral do IEL que ocorreu no dia 5 de junho de 2018, diante da pauta referente às novas propostas de cancelamento de matrícula no artigo 49 do Regimento Geral de Graduação, as estudantes do IEL tiraram um posicionamento unânime contrário a essa alteração. Como apresentado na abertura de pauta e mencionado anteriormente, a Subcomissão Permanente de Legislação e Normas (SPLN) entrou com uma proposta de inclusão de três novas circunstâncias de cancelamento de matrícula. Ou seja, se tratam de alterações que ampliam as possibilidades de desligamento da universidade. Foi deliberado que o posicionamento tirado em assembleia seria levado para o representante titular da área de Ciências Humanas e Artes na SPLN/CCG, Lauro José Siqueira Baldini, por questões de ciência.

Assim como a assembleia dos estudantes, a Congregação extraordinária do instituto que ocorreu no dia 24 de maio também se posicionou contrária à proposta. Portanto, seguindo a deliberação da assembleia dos estudantes, o CAL marcou uma reunião com o representante Lauro Baldini para quarta-feira, dia 13 de junho de 2018, às quatorze horas. Nessa reunião o docente foi informado do posicionamento da categoria discente e da liberação da presente nota, como deliberado em assembleia.

Ao longo dos meses de maio e junho deste ano, alguns CAs têm se mobilizado com a realização de atividades para informar as estudantes a respeito dessa proposta de alteração do artigo 49. Como o CAEQ e o CAEM, que fizeram rodas de conversa sobre isso nos dias 14 e 25 de junho, respectivamente. Além disso, como parte dessa mobilização, foi importante o diálogo dos CAs com os coordenadores de curso de seus institutos/suas faculdades, não só para informá-los do que está acontecendo na SPLN, mas também do posicionamento das estudantes diante disso, e saber como eles se posicionariam durante a votação dessa proposta na CCG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *