A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conta com diversas ações e programas de permanência estudantil que intentam proporcionar aos estudantes condições de se estabelecer de forma regular na Universidade, seja financeiramente ou por meio de orientação educacional, assistência social e psicológica. Grande parte dessa assistência é feita pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), através de suportes como a Bolsa Alimentação e Transporte (BAT) e a Bolsa Auxílio-Social (BAS), bolsas estas de maior demanda, principalmente por alunos ingressantes.

Considerando que as bolsas são distribuídas a partir de um processo seletivo, a bolsa BAT é destinada a alunos da graduação e pós-graduação. O critério para a concessão da bolsa é socioeconômico, os alunos são contemplados de acordo com a urgência da situação financeira de seu grupo familiar. A avaliação social e a seleção dos contemplados é feita pelo Serviço Social do SAE, mediante apresentação da documentação e entrevista com uma assistente social. De forma parecida é o processo seletivo da bolsa BAS, porém essa destina-se apenas a alunos da graduação. Ambas independentes do ano de ingresso.

Ao dedicar atenção especial a cada componente das bolsas individualmente, nota-se que a alimentação cedida, tanto pela BAT quanto pela BAS, são refeições de qualidade oferecidas nos restaurantes do campus. Refeições estas que contam com pratos variados ao longo da semana e os alimentos passam por um controle de qualidade bastante rígido onde se verifica principalmente questões de higiene e temperatura, além do processo contar com acompanhamento de nutricionistas especializadas. As refeições disponíveis são café da manhã, almoço e jantar. Mas é importante observar que os restaurantes universitários não funcionam aos finais de semana e feriados.

Com relação ao auxílio transporte, também contido em ambas as bolsas, a Unicamp disponibiliza um valor máximo referente aos 22 dias úteis do mês e considera o valor de passes populares do transporte coletivo para estudantes. Além disso, a universidade disponibiliza também um fretado com itinerário Campus-Moradia Estudantil aos alunos contemplados com a bolsa Programa Moradia Estudantil (PME).

A bolsa BAS, contudo, diferente da BAT, conta com um ponto fundamental para estudantes de baixa renda: o Auxílio Financeiro. Este permite que o estudante da Unicamp consiga se manter na universidade de maneira ativa, para que possa se dedicar aos estudos sem dificuldades ou preocupações econômicas. O Serviço de Apoio ao Estudante disponibiliza ao aluno um valor em torno de 678 reais mensais. Porém, o estudante deve dedicar 10 horas semanais a trabalhos dentro ou fora da universidade, contanto que sejam projetos de extensão da Unicamp, dando então à bolsa um caráter de bolsa trabalho ao invés de realmente um auxílio financeiro.

Há também um Auxílio Moradia, em que o aluno recebe uma quantia em torno de 400 reais para o pagamento de aluguel próximo ao campus. Considerando, no entanto, o alto custo de vida da cidade de Campinas, especificamente de Barão Geraldo, o valor é insuficiente. Além do Auxílio Moradia, a Unicamp disponibiliza o Programa de Moradia Estudantil, onde alunos com dificuldades para manter residência com recursos próprios dispõem de unidades de sala e quarto com quatro vagas e estúdio para famílias, além de salas de estudos, 3 Centros de Vivência, área infantil e estacionamentos. Um lugar agradável, porém, com pouca segurança, além de um número pequeno de vagas comparado ao número de moradores, provocando assim pequenas lotações em alguns espaços.

Tanto a bolsa BAT quanto a BAS são realmente notáveis programas de permanência, apesar de suas pequenas limitações, como algumas que aqui foram expostas, assim como o PME e o Auxílio Moradia. Porém a maior deficiência dos programas é quanto a quantidade de bolsas disponíveis. Em 2018, por exemplo, houve 2294 inscritos para 1665 bolsas disponíveis. Ou seja, há algumas questões a serem consideradas, mas as principais delas são o acréscimo na quantidade de bolsas e a expansão da moradia estudantil para que haja mais vagas.

Para mais informações a respeito desses programas de permanência estudantil e mais detalhes de como participar deles, acesse os links abaixo: