Hoje, na manhã do dia 15 de agosto, a Biblioteca Antonio Candido do IEL acordou vandalizada em alguns micros, paredes e mesas, que deve ter acontecido perto do fechamento da biblioteca ontem à noite, às 22:30h. O conteúdo das pichações é alarmante: apologias ao nazismo e à supremacia branca, além de referência ao massacre que causou 15 mortes na escola Columbine, em 1999 nos Estados Unidos. (fotos anexadas).

O B.O. na delegacia foi feito e o delinquente foi registrado em câmeras. A Direção do Instituto e da Biblioteca estão tomando as devidas providências administrativas e jurídicas para que o vândalo seja indiciado pelos seus atos.

Nós, como Chapa Lima Barreto, estamos apoiando as providências tomadas pela Direção e pela Biblioteca e nos dispondo a ajudá-los como podemos. Repudiamos veementemente quaisquer manifestações de racismo e violência. Frisamos que, como dito no artigo 20 da Lei 7716/89, é digno de pena qualquer pessoa que:

 

“Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. § 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.”

 

A pichação covarde alardeando racismo, nazismo e insegurança dentro da Unicamp caracteriza-se como nefasta e busca atingir parte da comunidade acadêmica, assim como debochar das políticas afirmativas. Consideramos a pichação como perversa e essa manifestação de ódio não passará despercebida.

Esse acontecimento será pautado na nossa próxima Assembleia, dia 28/08, para que a comunidade do IEL possa discutir e expor suas opiniões sobre a repercussão do atentado e sobre o que devemos fazer como conjunto para impedir violências como essa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *