Dentro da permanência estudantil temos, como uma das pautas mais concretas e primárias, a pergunta que passa pela cabeça de estudantes que moram longe quando descobrem que passaram no vestibular da Unicamp: “Onde vou morar?”. Esse questionamento geralmente é acompanhado de uma pesquisa rápida sobre repúblicas, kitnets e pensionatos por perto da Unicamp e a aluna que tem pouca ou nenhuma condição financeiras logo se assusta com os preços. Uma possibilidade para essa aluna é o Programa de Moradia Estudantil, um conjunto de unidades habitacionais que se localiza na Av. Santa Isabel, 1125, a uma distância de cerca de quarenta minutos de caminhada ou dez minutos de ônibus até o campus da Unicamp em Barão Geraldo, sendo o ônibus oferecido pela própria universidade. Isso tudo, contudo, se o curso em que ela passou for no campus de Campinas, uma vez que os campi de Limeira e Piracicaba não contam com esse programa.

Também conhecida como Moras, a Moradia Estudantil tem cerca de novecentas vagas atualmente e terminou de ser construída em 1992. Foi conquistada após a ocupação estudantil, na qual alunas moraram por mais de dois anos no Ciclo Básico (CB), e na negociação foram prometidas 1500 vagas para serem entregues até julho de 89, mas estas não existem até hoje.

Para conseguir uma vaga, a estudante deve participar do processo seletivo realizado pelo SAE (Serviço de Apoio ao Estudante). Contudo, é importante ressaltar que o resultado do processo para calouras, feito logo no começo do ano, só sai depois que começam as aulas, o que dificulta a vida das ingressantes. Lembrando que, por ano, são abertas menos do que as novecentas vagas existentes, variando conforme a quantidade de alunas que saíram da Moradia no ano anterior — como estudantes que se formaram, por exemplo.

Após conseguir o termo, que é o que atesta sua vaga na moradia, a aluna deve procurar uma casa que tenha vaga. Esse é um outro processo que pode ser quase tão cansativo quanto o primeiro, uma vez que dificilmente o relatório de vagas está atualizado e certas casas estão superlotadas por acolherem alunas que, por exemplo, tenham perdido ou ainda não tenham o termo.

Além da Moradia, há também o Auxílio Moradia Externa, que se destina às alunas dos campi de Limeira e Piracicaba e para aquelas do campus de Campinas que não conseguiram vaga na Moradia, atualmente tendo o valor mensal de R$428,76. Mas essa bolsa, assim como as vagas na Moras, tem uma quantidade limitada: são apenas 825 bolsas, que também não chegam a ser liberadas em quantidade total.

Para mais informações, recomendamos o documentário “Moras à Luta”, que retrata a luta pela ampliação do número de vagas da Moradia, no primeiro link abaixo.