Nota de repúdio aos atos de vandalismo e ódio praticados na Biblioteca do IEL

Na quarta-feira, dia 15 de agosto de 2018 foram encontradas na Biblioteca Antônio Cândido, do Instituto de Estudos de Linguagem da UNICAMP, pichações em mesas e monitores ostentando ameaças de morte e símbolos de ódio, nazistas e racistas. A direção do instituto informou em e-mail à comunidade que o responsável foi capturado pelas câmeras e que estão sendo tomadas as ações cabíveis junto à polícia e à justiça.

Os Representantes Discentes e o GT pró-cotas do IEL manifestam, por meio desta, seu repúdio às ações deste pichador e aos símbolos e ameaças covardes escritas com marcador permanente na Biblioteca, lugar de circulação diário de alunos e funcionários e que já vem sofrendo um grave processo de precarização. Essas ameaças que agridem diretamente a existência de nossos colegas, principalmente negros e indígenas, não serão toleradas. Nós nos orgulhamos da recente aprovação de cotas étnico-raciais em todas os programas de pós-graduação do instituto e no vestibular da UNICAMP e lamentamos apenas que não tenham vindo mais cedo. Ressaltamos que foram as populações negras e indígenas que construíram este país, que a sua persistente exclusão da universidade pública foi um prolongamento das enormes injustiças praticadas contra elas e não admitiremos ações de ódio, preconceituosas e racistas que visem coibir sua presença, livre circulação e atuação nos espaços da Universidade.

Esperamos que a direção do Instituto e a UNICAMP entendam a sua responsabilidade pela segurança e preservação da saúde física e mental de seus alunos e funcionários, diretamente atingidos pela violação desse espaço. Exigimos que os responsáveis sejam identificados e punidos, excluídos do espaço da Universidade, ao qual apresentam grave ameaça, e processados judicialmente por seu crime.