A pesquisa na Universidade Pública é financiada através de agências de fomento vinculadas aos governos federal e estadual. As mais importantes na UNICAMP são a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ligada ao Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Fundo de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

Desde que foi aprovada a Emenda Constitucional 95 em dezembro de 2016, que congela por 20 anos investimentos em Saúde, Educação e Cultura, esses financiamentos sofrem o risco constante de serem cortados.

Existe um projeto de lei (PL4559/16) que prevê reajuste anual para bolsas de pesquisa da CAPES e do CNPq. O projeto está estacionado no congresso.

Os alunos de graduação e pós-graduação podem se candidatar e concorrer a algumas bolsas para financiar seus trabalhos de pesquisa e iniciação à docência.

Graduação:

• PIBIC: Alunos da graduação podem buscar professores dispostos a orientá-los em um projeto de Iniciação Científica, fazendo pesquisa em um tema de seu interesse por um ano. Ao fim desse período, devem apresentar um relatório de pesquisa e participar de eventos de divulgação científica promovidos pela Universidade. Realizando uma pesquisa de Iniciação Científica, podem se candidatar a uma bolsa PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – CNPq). O valor da bolsa é de R$ 400,00 mensais, sem reajuste desde 2013.
  • FAPESP: Também é possível pedir uma bolsa FAPESP para Iniciação Científica. O valor atual é de R$ 676,80, reajustado anualmente.
  • PIBID: Alguns professores têm projetos PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – CAPES), normalmente ligados a projetos de ensino em escolas públicas da região, ou com alunos do ensino básico dentro da UNICAMP. O valor da bolsa é de R$ 400,00 mensais, sem reajuste desde 2013.
  • Auxílios do Programa: Alunos têm direito a pedir verbas do programa para participar de eventos acadêmicos. O pedido deve ser feito junto à Secretaria da Graduação e o valor da verba é aprovado de caso a caso, ajudando com despesas de pagamento de inscrição, passagens e hospedagem, mas raramente o valor cobre todas as despesas.
  • Pesquisas no exterior: Há algumas possibilidades para alunos que queiram fazer um estágio de estudos ou intercâmbio no exterior. Algumas vezes aparecem editais compartilhados pela secretaria na lista de e-mails. Você pode encontrar mais informações no site da DERI: http://www.internationaloffice.unicamp.br/

Pós-Graduação:

• Bolsas de pesquisa:

Alunos ingressantes nos programas de mestrado e doutorado do IEL, em Linguística, Linguística Aplicada, Teoria e História Literária e Divulgação Científica concorrem a bolsas de pesquisa. No caso da CAPES e do CNPq, o número de bolsas para cada programa é definido por essas agências. No caso da FAPESP, cada aluno interessado deve se candidatar a uma bolsa, junto ao seu orientador, pelo site SAGE da FAPESP, a qualquer momento do seu curso, tendo mais chances quem pede no começo. A FAPESP muitas vezes recusa pedidos de bolsa na primeira tentativa, mas pode conceder a pedidos de reconsideração.

O valor das bolsas de mestrado da CAPES e do CNPq é de R$ 1500,00, sem reajuste desde 2013. A bolsa da FAPESP é de R$ 2043,00 no primeiro ano, e R$ 2168,70 no segundo, reajustado anualmente. Os bolsistas de mestrado da FAPESP também têm direito a uma reserva técnica de 10% do valor anual da bolsa para despesas com materiais de pesquisa e participação em eventos acadêmicos.

O valor das bolsas de doutorado é de R$ 2200,00 para a CAPES e CNPq, com duração de até 4 anos, sendo que o CNPq oferece uma Taxa de Bancada mensal de R$ 400,00 para despesas com material de pesquisa e participação em eventos acadêmicos. A bolsa da FAPESP tem duração de 3 anos com o valor de R$ 3010,80 no primeiro ano, e R$ 3726,00 nos seguintes. Os bolsistas de doutorado da FAPESP também têm direito a uma reserva técnica de 30% do valor anual da bolsa para despesas com materiais de pesquisa e participação em eventos acadêmicos.

• Auxílios do Programa: Alunos da pós-graduação podem solicitar auxílios ao programa para participar de eventos acadêmicos. Atualmente é possível pedir até 4 diárias de R$ 400,00 por ano. Para fazer o pedido é necessário preencher o formulário que pode ser encontrado no site do IEL e entregá-lo, assinado pelo orientador, junto a outros documentos e o texto a ser apresentado na Secretaria da Pós-graduação. O programa de Linguística Aplicada avisou que não há verba para esse tipo de auxílio entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro de 2019.
  • Iniciação à Docência: Pós-graduandos podem buscar professores para fazer estágios de docência nas disciplinas oferecidas à graduação. Nesse caso podem concorrer a bolsas oferecidas pela UNICAMP através do Programa de Estágio Docência (PED).
  • Pesquisas no exterior e doutorado-sanduíche: Há diversas possibilidades para estudantes de pós-graduação fazerem estágios de pesquisa em instituições estrangeiras. A CAPES costuma publicar anualmente um edital do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), em geral compartilhado pela secretaria nas listas de e-mail. Há também um programa do CNPq, assim como auxílios de bancos e de outras instituições privadas. Bolsistas da FAPESP podem pedir uma Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE).

– Rodrigo Octávio Cardoso (RD da pós-graduação do Departamento de Teoria Literária), Giulia Gambassi e Lua Gill