Os seguintes tópicos foram trazidos pelas coordenadoras para a reunião:
- Foi informado que as eletivas para o primeiro semestre de 2019 são:
- AM062-A — Divulgação Científica;
Com as professoras Mónica Zoppi, Germana Barata e Simone Figueiredo. De segunda-feira, das 14 às 16h, na sala do LABJOR. - EX001-G — Extensão Comunitária I — Centro de Convivência de Afásicos (CCA): Extensão comunitária e formação multidisciplinar;
Será coordenado pela professora Rosana. De terça-feira, das 08 às 10h, no CCA. A primeira reunião será no dia 04/03/19. Consultar a docente com justificativa de interesse: ronovaes@terra.com.br. - HL001-A — Leitura de Textos Latinos I;
Será ministrada pela professora Patrícia. De sexta-feira, das 16 às 18h, na CL07. - HL336-A — Laboratório de Produção Textual I;
Será ministrada pela professora Anna Bentes. De terça-feira, das 14 às 16h. - HL581-C — Línguas Indígenas no Brasil I.
- AM062-A — Divulgação Científica;
- Abertura permanente para solicitação de eletivas específicas. É informado que os discentes podem e devem levar para a Direção ou para as coordenadorias de curso quaisquer demandas de eletivas a qualquer momento.
- Procedimentos de matrícula em disciplinas eletivas da Fonoaudiologia ou do IEL.
- Participação dos alunos nos editais de professor visitante da graduação.
- Site da DERI para ver oportunidades de estágio no exterior.
Para mais informações, acesse: http://www.internationaloffice.unicamp.br/editais-alunos/. - Lembrete da Semana de Eventos/Semana Acadêmica do IEL (22 a 26/10).
- SePeG (Seminário de Pesquisas da Graduação) — https://www.iel.unicamp.br/br/content/sepeg-seminario-de-pesquisas-da-graduacao;
- SETA (Seminário de Teses em Andamento) — http://www2.iel.unicamp.br/seta/;
- SELLL (Semana de Estudos Literários, Letras e Linguística) — https://www.facebook.com/semana.iel/ e http://www2.iel.unicamp.br/selll/;
- Agradecimentos pelo UPA 2018.
- Aumento na relação candidato-vaga.
- 2017 — 5.7
- 2018 — 7.9
- 2019 — 10.1
- Redes sociais: blog aberto para contribuições.
O blog segue aberto para qualquer tipo de contribuição da categoria discente, como trabalhos que serão apresentados no SePeG (Seminário de Pesquisas da Graduação) este ano. Quem tiver interesse em publicar algum material no blog, é só procurar a professora Mónica Zoppi e/ou o professor Thiago Motta. - Organização dos alunos para receber cotistas e indígenas.
No próximo dia 19/10 (sexta-feira), das 10h00-11h30, no EA2, há uma reunião para conversar sobre “Inclusão e permanência dos novos estudantes indígenas na Unicamp”. O objetivo da reunião do dia 19/10 é esclarecer, especialmente os cursos e unidades que receberão os estudantes indígenas, sobre as propostas de apoio e acompanhamento, e atividades de integração que serão realizadas nos dias de matrícula específicos para esse grupo (20-23/2/2019).
Há 72 vagas, distribuídas em cursos dos campi de Campinas e Limeira. Já finalizaram as inscrições e tiveram mais de 600 candidatos, vindos de diferentes partes do Brasil. Para mais informações sobre o processo de inscrição e vestibular específico —https://www.comvest.unicamp.br/vestibular-indigena-2019/. - Programa RenovaGRAD em gestão pela pró-reitoria de graduação.
A pró-reitora de graduação, Profa. Dra. Eliana Martorano Amaral, explica algumas questões referentes ao RenovaGRAD. Para mais informações, acesse: https://www.prg.unicamp.br/index.php/noticias/489-prg-visita-unidades-para-oferecer-suporte-a-renovacao-da-graduacao. - Perspectiva de tempos difíceis com aposentadorias e restrições de contratações.
Houve uma redução no montante para pesquisas, como vimos com os cortes de bolsas CAPES e CNPq. Ademais, a perspectiva é que não haverá contratações para repor as futuras aposentadorias do IEL. Nos próximos três anos, quatorze dos vinte e oito docentes do Departamento de Linguística podem se aposentar. Então, os docentes estão pensando em como otimizar seu trabalho e as disciplinas. Na melhor das hipóteses, poderia se pensar em uma contratação por departamento, mas o fluxo de contratações não vai acompanhar e cobrir as aposentadorias. - Encerramento de gestão.
As professoras Mónica Zoppi e Sheila Elias encerram sua gestão em janeiro de 2019. Os novos coordenadores serão escolhidos pelo diretor do IEL.
***
O CAL levou as questões que foram enviadas no formulário, que divulgamos no site e no evento do Facebook da reunião pré-avaliação de curso, e que foram trazidas pessoalmente para membros do Centro Acadêmico para a reunião. Em relação a essas questões, foi pedido que conversássemos sobre:
- A dificuldade de pegar matérias de outros departamentos do IEL, por conta do modo como são estabelecidos os horários das disciplinas — É respondido que a prioridade no estabelecimento dos horários é não conflitar com as disciplinas de um mesmo departamento.
- Perspectivas para o mercado de trabalho — Foi dito que estão tentando organizar um evento em alguma quinta-feira à tarde, como uma mesa, para discutir estágios e essas perspectivas para o mercado de trabalho. Então estão pensando em convidar pessoas do SAE e da empresa júnior do IEL (Odisseia), docentes e estagiários que pudessem dar relatos de experiência.
- Pedido de mais disciplinas de quatro horas e no período da tarde — Foi explicado que, com a diminuição do quadro de docentes do Departamento de Linguística, é provável que apareçam mais disciplinas de quatro horas de duração. Também foi informado que os docentes tentam concentrar as disciplinas no período da manhã mesmo, mas que há alguns professores interessados em oferecer mais disciplinas no período da tarde, como a professora Ana Cláudia.
***
Para verificar todas as disciplinas (obrigatórias e eletivas) de Linguística do primeiro semestre de 2019, acesse o seguinte link: https://www.iel.unicamp.br/br/content/disciplinas-1.