O Centro Acadêmico existe como uma entidade para ês estudantes, dedicada a promover debates acadêmicos, políticos e culturais, bem como eventos de recreação, festinhas e outras atividades extra-classe. É nossa responsabilidade cuidar da comunicação entre ês alunes e todos os setores do instituto, garantindo que nós, estudantes de graduação e de pós do IEL, participemos das tomadas de decisão que nos afetam. O CAL é também um espaço para que os diversos grupos existentes no instituto possam expressar suas identidades e trocar experiências.
Quem somos?
Somos um grupo de estudantes interessades em promover a representação discente do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), tendo em vista a nossa inserção no Movimento Estudantil da Unicamp e o nosso engajamento frente às pautas político-sociais candentes tanto na universidade quanto na atual conjuntura. Entendemos a necessidade de promover o debate crítico, franco e cuidadoso acerca da relação entre Universidade e sociedade.
1. Stella do Patrocínio
O nome escolhido para a chapa homenageia Stella do Patrocínio (1941-1992), poeta brasileira nascida na cidade do Rio de Janeiro, enunciadora dos “falatórios” que viriam a ser versificados e publicados em formato de poemas, organizados na obra “Reinos dos Bichos e dos Animais é Meu Nome”. Pouco se sabe sobre sua vida; de acordo com registros, Stella trabalhou como empregada doméstica na juventude e, aos 21 anos, quando residia no bairro de Botafogo, foi internada involuntariamente em uma instituição psiquiátrica. Lá, recebeu um diagnóstico de esquizofrenia, o que a levou a passar a maior parte da vida, até sua morte, como paciente da Colônia Juliano Moreira, para a qual foi transferida alguns anos depois da internação inicial. Veio a falecer em 1992, por uma série de complicações médicas relacionadas a uma queda que sofreu dentro da instituição e a um quadro de diabetes.
Tanto a obra quanto a figura de Stella trazem à tona questionamentos sobre que sujeitos têm o direito de falar por si mesmos e quais têm essa possibilidade negada, sobre quais mentes têm direito ao que se entende por “razão” ou “sanidade”, sobre quais indivíduos têm direito à liberdade como figurada por normas sociais. A seleção de seu nome para batizar a chapa vai no sentido, sobretudo, de divulgar os enunciados de Stella do Patrocínio para a comunidade do IEL, com a convicção de que sua visão e sua poética particulares, com todas as mediações e contradições que envolveram sua constituição como textos literários, dialogam com os mais diversos domínios e suscitam questões sobre sujeito, identidade, sociedade e corpo que nos são muito caras para pensar o mundo e a linguagem de maneira real.
2. O que faz um Centro Acadêmico?
O Centro Acadêmico da Linguagem (CAL) é a entidade representativa dos estudantes de graduação e pós-graduação do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Uma das principais funções do CAL é garantir a comunicação entre a comunidade discente e os demais setores do instituto, de modo a garantir que nós, estudantes, participemos ativamente na tomada das decisões que nos afetam. Tendo uma sede, o CAL também é um espaço para que os diversos grupos existentes no instituto possam expressar suas identidades e trocar experiências. Sendo uma entidade para os estudantes, com uma certa frequência também devemos promover debates acadêmicos, políticos e culturais, bem como eventos de recreação, visando a integração da comunidade do IEL, e outras atividades extra-classe.
É responsabilidade de todo Centro Acadêmico a realização de espaços de discussão e deliberação, como assembleias, e de reuniões ordinárias frequentes. Também devemos nos inserir ativamente nas instâncias de representação institucionais, como congregações e reuniões de departamento, bem como manter um diálogo com os Representantes Discentes (RDs) e com o movimento estudantil da universidade, em assembleias do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Conselhos de Representantes de Unidades (CRUs). É através dessas esferas que críticas e reivindicações são levantadas, permitindo aos centros acadêmicos da Unicamp direcionar conjuntamente as suas ações de acordo com as demandas estudantis.
3. A composição da chapa
Vemos o Centro Acadêmico da Linguagem (CAL) como uma entidade representativa de um conjunto plural de estudantes e que, portanto, deve ser também plural em sua composição. Já dentre os membros da chapa Stella do Patrocínio, contamos com estudantes de diversos cursos do IEL; que estudam no período integral e no noturno; pessoas engajadas na luta estudantil, feminista, LGBTQ+ e negra; organizados no movimento estudantil e uma maioria de independentes. Através da organização e construção coletiva de um Centro Acadêmico mobilizado, podemos planejar e materializar nossa luta em defesa de um projeto de universidade e de país mais solidários e comprometidos com as causas populares.
Os seguintes estudantes do Instituto estão inscritos na composição da chapa:
- Alekin Martin dos Santos Pazini (Linguística 023);
- Ana Clara Mendonça Urbinatti (Letras Integral 022);
- Annelise Bezerra Sirino Rosa (Letras Integral 024);
- Davi Rodrigues da Solidade (Letras Integral 023);
- Frances Maradei Mungioli (Letras Integral 024);
- Geovanne Correa de Mello (Letras Integral 023);
- Irene Cristina Silvério (Letras Noturno 022);
- Luiza Correia da Silva (Letras Integral 023);
- Mariana Lins Wolmer (Letras Integral 022);
- Matias Baungartner Travisani (Letras Noturno 022);
- Noemi Cristina Tito Francisco (Letras Integral 023);
- Silas Joffre dos Santos (Letras Integral 023);
- Vitor Camilotti Berni (Linguística 022).
4. Organização interna da chapa
A organização interna da chapa Stella do Patrocínio funciona de acordo com o sistema de secretariado e base, garantindo assim uma eficiente divisão de tarefas. Nessa forma de organização, ês secretáries são eleites por voto direto, de acordo com a divisão de secretarias a ser exposta a seguir, tendo direito ao voto ês estudantes inscrites na chapa Stella do Patrocínio. O secretariado eleito deve se responsabilizar pela operacionalização das tarefas referentes a cada secretaria, reunindo-se periodicamente para efetivamente lidar com as demandas organizativas da entidade.
As secretarias da chapa Stella do Patrocínio e suas respectivas atribuições são:
- Secretaria de Comunicação: responsável pela comunicação externa entre a gestão do Centro Acadêmico e a comunidade universitária, incluindo o corpo discente, as demais entidades estudantis e o corpo de docentes e funcionários do IEL e da Unicamp; estão incluídos em seu escopo de atuação a administração do Instagram e do e-mail do CA, o repasse de avisos por meio dos grupos de WhatsApp e a produção e distribuição de avisos físicos, como cartazes e panfletos.
- Secretaria de Finanças: responsável pela administração do caixa do Centro
Acadêmico, realizando o acompanhamento e controle da entrada e saída de recursos;
encarrega-se também da liberação de recursos para a realização de tarefas que
demandam subsídio financeiro e da promoção de tarefas financeiras para a construção
do caixa do CA. - Secretaria de Formação: responsável pela formação política da chapa; deve estar
atenta aos acontecimentos políticos locais, estaduais e nacionais para colocá-los em
pauta nas discussões das reuniões do CA; também é seu papel garantir o cumprimento
dos calendários de formação tirados em chapa. - Secretaria de Organização: responsável pela organização interna da gestão do Centro
Acadêmico; deve viabilizar a atuação efetiva da entidade por meio da distribuição de
tarefas, do estabelecimento das datas e horários para reuniões e do acompanhamento
do calendário de atividades relevantes para o Instituto e para a gestão; encarrega-se
também da organização da documentação do CAL.
Para conhecer melhor as propostas da nossa gestão, dá uma lida na carta-programa da nossa chapa aqui.