É o sonho de todo mundo estudar em um lugar maravilhoso como IEL, não? E a gente sabe como foi difícil a fase dos vestibulares. No entanto, sabemos também que a vida universitária pode apresentar muitas dificuldades, tanto nos estudos, quanto na vivência. Por isso, preparamos um textinho com algumas informações pra ajudar nessa nova fase.

SAE
Você sabia que a Unicamp tem Bolsas Sociais, Orientação Educacional, Social e Jurídica? Pois é! Muita gente não sabe, mas a Unicamp possui um órgão de Serviço Social, o chamado “Serviço de Apoio ao Estudante” (o famigerado SAE) que visa garantir a permanência dos estudantes com dificuldades financeiras, acadêmicas e sociais.

Bolsas Sociais
1. BAS (Bolsa Auxílio Social)
O aluno contemplado precisa realizar 10 horas de atividades semanais dentro da Unicamp, trabalhando na Biblioteca ou no CEDAE (Centro de Documentação Cultural “Alexandre Eulalio”), por exemplo. Além da Bolsa, o aluno ainda recebe um valor referente aos passes populares de transporte coletivo de cada dia útil e será isento do pagamento dos Restaurantes Universitários (2 reais o café da manhã, 3 reais o almoço e o jantar).

2. BITA (Benefício de Isenção da Taxa de Alimentação)
O aluno contemplado é isento do pagamento dos Restaurantes Universitários.

3. BAT (Bolsa Auxílio Alimentação e Transporte)
O aluno recebe um valor referente aos passes populares de transporte coletivo de cada dia útil e a isenção do pagamento dos Restaurantes Universitários.

4. BAEF (Bolsa Auxílio Estudo Formação)
O aluno, que precisa ter 75% da graduação concluída, recebe uma bolsa ao participar de projetos voltados ao seu curso. Além disso, o aluno ainda recebe um valor referente aos passes populares de transporte coletivo de cada dia útil e a isenção do pagamento dos Restaurantes Universitários.

5. BAS-IC
O aluno contemplado realiza a Iniciação Científica em órgãos ou agências de fomento brasileiras, como: Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (PIBID), Programa de Apoio Didático (PAD), Programa Aluno Artista, Programa de Educação Tutorial (PET) e Programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes. O valor da bolsa é a diferença entre os valores da BAS e o das bolsas a serem complementadas. Além disso, o aluno ainda recebe um valor referente aos passes populares de transporte coletivo de cada dia útil e a isenção do pagamento dos Restaurantes Universitários.

6. Bolsa Emergência
Esta bolsa é destinada para o aluno que passe por uma situação financeira de emergência, assim, tem uma vigência menor que se adequa à situação. Além disso, o aluno ainda recebe um valor referente aos passes populares de transporte coletivo de cada dia útil e a isenção do pagamento dos Restaurantes Universitários

7. Bolsa Auxílio-Moradia
Esta bolsa é destinada para alunos que não conseguiram vaga na Moradia e precisam pagar o valor de um aluguel.

8. PME (Programa de Moradia Estudantil)
A Moradia destina-se aos alunos com dificuldades de se manter financeiramente na cidade de Campinas ou, caso sejam moradores desta, podem ser aceito sob condições avaliadas pela Assistência Social. A Moradia é formada por unidades com sala, cozinha, banheiro e quatro vagas no quarto, também há estúdios para famílias. Por se localizar longe da Unicamp, há um ônibus gratuito que faz o traslado Moradia-Unicamp, e de retorno, durante o período letivo.

9. Bolsa Auxílio-Instalação
Esta bolsa contempla unicamente ingressantes, pois auxilia nas despesas financeiras iniciais da graduação. Dessas, os ingressantes conseguem todas menos a BAEF, BAS-IC e a Bolsa Emergência. Com exceção da Bolsa Emergencial e de Auxílio-Instalação, todas tem duração de um ano! Os alunos ingressantes deverão passar pelo processo novamente em Agosto, caso queiram continuar com as Bolsas no ano de 2021. Lembrando que os critérios para todas essas bolsas é o socioeconômico.

As inscrições online começam dia 27/02 e vão até o dia 12/03.
Após as inscrições, no site do SAE, você terá cinco dias corridos para enviar todos os documentos pedidos. Por fim, você fará uma entrevista com a Assistente Social.

Os documentos pedidos vão variar de acordo com as suas respostas e a sua situação individual, por exemplo: se você tem um irmão mais novo, vão pedir o comprovante escolar dele, se ele for mais velho e contribuir na renda da sua casa, vão pedir a Carteira de Trabalho. Após responder o questionário você terá uma lista oficial dos documentos, que variam de acordo com as suas respostas. Mas não se preocupe! Você pode recorrer com um Recurso caso tenha enviado algum documento errado. Confira uma lista com alguns documentos necessários aqui.

Além disso, no dia 02/03, dia da matrícula, haverá um Plantão de Dúvidas com oficinas que duram meia hora, começando a partir das 10h até às 14h. As dúvidas pontuais serão atendidas até às 16h. Tudo isso vai ocorrer no prédio do SAE, localizado na entrada da Unicamp, próximo ao Bandejão (R. Sérgio Buarque de Holanda, 251).

DICAS
– As bolsas são depositadas em contas do Banco do Brasil! Elas precisam estar no seu nome e serem conta corrente!
– Baixe um app para escanear os documentos no celular. Indicamos o CamScanner 😉
– Procure ir ao Plantão de Dúvidas do SAE!!! Reiterando que será no dia da matrícula
– Se o seu caso for urgente, tente se inscrever o quanto antes, se você não tiver onde ficar, sempre há vagas temporárias na Moradia (até o resultado, que é 09/04).

Caso você não tenha como vir, ou não tenha dinheiro para alimentação até o recebimento da Bolsa, o CAL pode te ajudar! O Centro Acadêmico do IEL possui um caixa para situações emergenciais como esta.

Bolsas de Apoio Estudantil
As seguintes bolsas, além de contribuir financeiramente, também permitem o desenvolvimento das áreas acadêmica, cultural e de trabalho. Os critérios para a contemplação não são socioeconômicos.

1. Bolsa Aluno-Artista
Destinada a alunos de qualquer graduação, o aluno contemplado precisa realizar um projeto, com no máximo mais um colega, de âmbito artístico. A vigência da Bolsa é de oito meses.

2. Bolsa PAPI
Os alunos contemplados auxiliam em projetos institucionais, como pesquisa, trabalho de campo, apresentações, organizações de eventos, etc. A vigência da Bolsa é a duração do projeto.

3. Bolsa Pesquisa
O aluno de graduação precisa realizar uma Iniciação Científica, através de regras estabelecidas pelo CNPq e PIBIC. A vigência é de um ano.

4. Bolsa Auxílio Transporte Estágio Obrigatório
Esta Bolsa auxilia com o valor do transporte dos alunos de graduação que precisam realizar Estágio Obrigatório. A vigência é a mesma do Estágio.

5. Bolsa Pesquisa Empresa
A Bolsa é para alunos da graduação e da pós, em que o aluno precisa realizar um projeto de pesquisa aliado ao orientador e à empresa.

Orientação Educacional
Além de palestras e programas coletivos oferecidos, o SAE também possui um Orientador Educacional que pode auxiliar você individualmente no planejamento da sua vida acadêmica, como: escolha por disciplinas, organização de estudos, permanência no curso, etc. O atendimento é gratuito!

Orientação Jurídica
O aluno também pode consultar a Orientação Jurídica quando tiver qualquer dúvida referente ao exercício da sua cidadania, tanto em questões governamentais quanto não governamentais. Aqui, o atendimento também é gratuito!

SAPPE
O Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica (SAPPE) atende gratuitamente todos os estudantes da Unicamp. Primeiro, você precisa se inscrever. Há diversos atendimentos disponíveis: grupal, individual e relacional (família, casal, pessoas próximas), mas as filas de espera são um pouco grandes, por isso recomendamos que você se inscreva logo que sentir necessidade! Em casos de emergência, há o Pronto-Atendimento individual, que é uma intervenção mais rápida.

O Pronto-Atendimento possui os seguintes horários: 12h, 13h e 18h de segunda à quinta-feira, sendo uma pessoa atendida em cada horário. De sexta-feira só há o horário das 12h, mas que pode atender duas pessoas.