Na última quarta-feira (19), um professor do Colégio Técnico da Universidade de Campinas (COTUCA) foi vítima de um ato racista e homofóbico. Um papel encaminhado ao professor, em seu escaninho, dentro da sala de professores, continha a seguinte mensagem: “Caro professor, fica a dica: você é preto e viado, seu lugar não é na sala de aula”.

Como forma de protesto, os estudantes do COTUCA fizeram uma manifestação um dia após, na quinta-feira (20), na qual todos os alunos, vestidos de preto, organizaram uma aula aberta com professores, incluindo o professor que recebeu o bilhete, sobre o ocorrido e suas repercussões. Eles também confeccionaram cartazes com mensagens anti-racistas e anti-fascistas. A Diretoria do COTUCA já se pronunciou sobre o caso em nota, além de tomar dez medidas em resposta ao ato [1][2].

Vale ressaltar que no dia 22 de maio deste ano, após um longo período de discussão, o COTUCA aprovou cotas étnico-raciais para 35% das vagas no processo seletivo do Vestibulinho, que passam a valer a partir desse ano. Por isso é importante que haja posicionamentos a partir deste caso. Se professores estão sofrendo com ações racistas e homofóbicas, como será com os alunos cotistas que estão por vir?

O CAL repudia veemente a ação contra o professor, bem como qualquer tipo de ato racista e homofóbica e se coloca à disposição dos alunos do COTUCA, envolvidos nas manifestações de repúdio, para conversar e ajudar no que estiver ao nosso alcance.

Abaixo, algumas imagens da manifestação dos alunos do COTUCA.

 

 

 

 

 

 

Referências

[1] Nota de repúdio da Diretoria do COTUCA: http://cotuca.unicamp.br/cotuca/2018/09/19/notaderepudio/

[2] Ações da Diretoria do COTUCA: http://cotuca.unicamp.br/cotuca/2018/09/20/acoes-adotadas-pelo-cotuca-a-partir-do-acontecimento-de-19-de-setembro/