Na última quinta-feira (04/04), o Centro Acadêmico, em parceria com o Centro de Documentação Alexandre Eulálio (CEDAE), realizou os dois últimos eventos da programação oficial da CALourada 2019: a mesa Espaços da Literatura Popular e o Sarau Literário e Linguístico. O dia também contou com a exposição Cordéis e Democracia, um trabalho realizado pela aluna Tainá Maria Vieira da Rocha Silva, no próprio acervo do CEDAE, que buscava encontrar documentos (principalmente cordéis) que falassem, na época da ditadura, sobre democracia.

A programação começou às 14h com a mesa. Após uma breve fala do diretor do Instituto, Jefferson Cano, o evento começou, sendo moderado pelo Prof. Dr. Pablo Picasso Feliciano de Faria. As cinco falas foram feitas por Lígia Belém, funcionária do acervo; Profª. Dra. Márcia Abreu; Maria Vitória Grisi, estudante da pós-graduação; Prof. Dr. Marcos Lopes e Léo Memphis, aluno da graduação em Letras. Ao todo, foram 1h40 de exposição dos convidados e mais 40 minutos de discussão, aproximadamente. O evento contou com pouco mais de 50 ouvintes, que se informaram melhor sobre o acervo do IEL e sobre as pesquisas feitas com base em literatura popular.

Logo após iniciou-se o Sarau Literário e Linguístico, por volta das 16h40 (um pouco antes do esperado, às 17h). Quem abriu o evento foram os professores Pablo Picasso Feliciano de Faria, Wilmar da Rocha D’Angelis e Petrilson Alan Pinheiro da Silva, diretor associado do Instituto, que tocaram algumas músicas e prenderam a atenção do público que passava no evento. Após a apresentação, o microfone ficou aberto para quem mais quisesse participar. E as pessoas cantaram, declamaram, leram, contaram histórias e, com certeza, se emocionaram! Depois de várias apresentações, o sarau se encerrou por volta das 18h40, o que encerrou também a CALourada 2019.

Contudo, fiquem de olho neste site, na página do CAL, no perfil da Chapa Lima Barreto no Facebook, e nas listas de e-mail do Instituto. Faremos muito mais eventos ao longo do ano, e você não pode perder!

*Todas as fotos divulgadas neste post foram tiradas e gentilmente cedidas ao CAL por Estefane Garcia, funcionário do CEDAE.