Devido às recentes acusações de racismo que surgiram por parte de um ingressante indígena do IEL contra uma pessoa membro da chapa Lima Barreto, vimos a necessidade de, através desta nota, esclarecer algumas questões acerca do assunto.
No dia 30/07, chegou a nós, através do grupo do Facebook do IEL, uma denúncia na qual o ingressante afirma ter sido discriminado por uma pessoa que fecharia o CAL naquele dia. Esta teria, na hora de fechar, questionado o aluno sobre a bolsa que estava pegando, seguindo um procedimento padrão da gestão. Após o ocorrido, a denúncia foi postada pelo aluno no grupo, ocasionando uma grande discussão.
No dia seguinte, a própria pessoa se manifestou nos comentários, posicionando-se acerca do ocorrido e na tentativa de se desculpar e esclarecer as coisas. Buscamos então averiguar, de maneira cuidadosa, o ocorrido e conversamos com a pessoa membro, assim como foi tentado estabelecer um contato com o ingressante, o que não se obteve sucesso. Respeitamos a sua preferência por não dialogar com a pessoa em questão e nem com outros membros da gestão, quando apresentamos essa proposta.
Após conversas sobre o ocorrido, a pessoa então pediu um afastamento da chapa em vias de preservar a saúde do ingressante e de si própria em relação aos acontecimentos. Portanto, ela encontra-se devidamente afastada da gestão para lidar com essas questões.
Gostaríamos de frisar que acreditamos em uma análise completa dos fatos, buscando averiguar os relatos de todas as partes envolvidas. Reiteramos também que achamos prejudicial qualquer tipo de imediatismo surgido através de manifestações da comunidade em situações como essa, que exigem o máximo de responsabilidade possível por se estar tratando de questões tão delicadas. Por isso, é preciso tempo para se realizar um olhar absoluto sobre os fatos e, em seguida, tomar as medidas necessárias para isso. Acreditamos, inclusive, que a luta contra as opressões envolve ambas as partes que atuam em uma ação do tipo, seja a oprimida, seja a opressora, e o âmbito maior dessas lutas é o de reformar, conjuntamente, a sociedade para a superação da estrutura discriminatória.
Dito isso, reiteramos que a chapa Lima Barreto, por conta inclusive da figura histórica que a nomeia, é veementemente contra qualquer tipo de atitude discriminatória ou de opressão. Portanto reiteramos oficialmente nosso pedido de desculpas ao ingressante pelo ocorrido. Assim, esperamos, através desta nota, expôr à comunidade do IEL a denúncia aqui relatada e as atitudes resultantes. Agradecemos a compreensão de todos acerca da forma com que isso foi realizado.

Chapa Lima Barreto