[INFORME SOBRE BOLSAS SAE]
[MOBILIZAÇÃO ESTUDANTIL]

No dia 11 de agosto de 2020, foi realizada a reunião da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) [1] em que foi proposta a pauta sobre o Programa de Bolsas de Auxílio do SAE [2]. Nela, seriam discutidas reformulações no regimento das Bolsas SAE feitas sem discussão com os Representantes discentes e que acarretariam problemas de permanência e acirramento de desigualdades na Universidade, principalmente neste momento de pandemia. Porém, os Representantes discentes conseguiram a retirada de pauta e, assim, a discussão passou para a próxima reunião da CEPE, que ocorrerá no dia primeiro de setembro.

Em meio a essa situação, Grupos de Trabalho (GTs) estudantis, assembleias, formulários, abaixo-assinados estão sendo formulados e é muito importante que a comunidade discente se mobilize para que haja manutenção das bolsas e dos alunos bolsistas dentro das universidades públicas. Não é novidade que e essas pessoas – estudantes trabalhadores que são perpassados por questões de raça, classe, gênero e sexualidade – são as primeiras a serem prejudicadas em cenários como o atual, além de frequentemente terem seus direitos ameaçados. Por isso, não podemos deixar que ataques às políticas de permanência estudantil como este ocorram.

Na próxima reunião, a Reitoria apresentará uma nova formulação de proposta e os estudantes, por meio de um GT, apresentarão uma contra-proposta. A mobilização estudantil também caminha por meio de assembleias online, com uma delas tendo ocorrido na semana passada (quinta-feira, dia 20/08) e com outra delas a ser realizada nessa sexta feira (28/08), esta última com as bolsas SAE como pauta única, além da assembleia da moradia estudantil que ocorreu no domingo (23/08). Ao final do post, deixamos articulações muito importantes da comunidade estudantil relativas a esse assunto.

ARTICULAÇÕES ESTUDANTIS

PARA CONFERIR

[1] Reunião CEPE 10h – 11/08/2020.

[2] Documento com a proposta de alteração da Reitoria: