Na última quinta-feira (15/10) ocorreu a 226ª Reunião Ordinária da Congregação do IEL. Como todas as outras reuniões da congregação durante este período de isolamento social, ela foi transmitida online via YouTube e o vídeo ficou salvo nessa plataforma [1].

De início, foram homologados os resultados das eleições gerais para os representantes na Congregação. A apuração dos votos ocorreu de forma online e sua gravação pode ser assistida no canal oficial do IEL no YouTube [2].

Como já divulgado via e-mail pela direção [3], os representantes discentes eleitos para a congregação, que vão assumir as cadeiras a partir do ano que vem, são:
Titulares: Maria Júlia Santos de Freitas (Letras Integral), Lais Tardio Depintor (Letras integral), Jamilly Bianca de Sá dos Santos (Estudos Literários), Caio Denzel Silva dos Santos (Letras Noturno), Mônica Maldi Pereira Sacco (Letras diurno ) e Eduardo Santos de Oliveira (Doutorado em Linguística).
Suplentes: Larissa de Sousa Alves dos Santos (Letras Noturno), Ana Victória Garcia Canellas (Estudos Literários), Michel Marques de Faria (Mestrado em Linguística), Heitor Duarte Derisso (Estudos Literários), Lucas Fonseca de Oliveira (Mestrado em Linguística) e Eduardo Fernando Francini (Mestrado em Linguística Aplicada).

Além disso, a direção do IEL reafirmou que, mesmo com o calendário já anunciado pela Unicamp para o retorno gradual de atividades presenciais [4], nosso instituto decidiu pela manutenção das atividades acadêmicas à distância, de forma a priorizar a segurança da comunidade até termos uma melhora da situação em relação à pandemia e uma eventual vacina.

Também foi lembrado que os setores do IEL (Secretaria, CEDAE, Biblioteca etc.) mantêm formas de atendimento durante este período excepcional, como está explicado no site do instituto [5].

Por fim, o CAL deu um informe sobre as inscrições dos RDs de cursos, departamentos e comissões, realizadas entre os dias 28/09 e 02/10 [6]. Contamos como realizamos esse processo: divulgando materiais sobre a representação discente, realizando uma reunião aberta e recebendo o interesse dos estudantes que se auto-indicaram. Também explicamos que esses RDs tomarão posse apenas no início do ano que vem, junto aos RDs eleitos da congregação, para que os trabalhos em curso dos RDs atuais não sejam interrompidos, como combinado.

Ano passado os RDs de cursos, departamentos e comissões haviam sido trocados no segundo semestre do ano letivo, porém este ano a situação de pandemia, isolamento social e diversos problemas pautados em relação ao Ensino à Distância causaram um atraso na realização do processo de indicação dos novos nomes. Avaliamos que o resultado foi bastante positivo, pois quase todos os cargos titulares foram preenchidos (algo muito difícil de acontecer em tão pouco tempo) com a exceção do RD da pós no DLA, e que vamos divulgar o nome de todos os novos RDs ainda até a próxima semana, estamos apenas esperando uma resposta sobre a possibilidade de prorrogação do prazo para preenchermos esse cargo vacante.

A pauta completa desta reunião pode ser conferida no site do IEL [7]. As demais discussões levantadas no momento da reunião podem ser conferidas no vídeo já mencionado.

Atenciosamente,
Centro Acadêmico da Linguagem
(Gestão Pagu)

Referências:
[1] Link para a 226ª Reunião Ordinária da Congregação no canal oficial do IEL no YouTube.
[2] Apuração dos votos.
[3] Conferir e-mail da direção divulgado no dia 13/10, “Resultado da eleição discente para a Congregação do IEL”.
[4] “Unicamp divulga calendário para Retorno Parcial e Gradual de atividades presenciais” (14/09/2020).
[5] Para informações completas sobre os atendimentos dos setores do IEL, clique aqui.
[6] Conferir a nossa postagem sobre o assunto.
[7] Documento com a pauta completa.