Você sabia que no IEL temos alunos que nos representam nos órgãos deliberativos do instituto?
Dá uma olhada nos cargos que es estudantes podem ocupar.

O Representante discente (RD) é responsável por pautar e representar as demandas estudantis nos órgãos do IEL (Departamentos, Congregação, Comissões de Graduação e Pós-Graduação e das Comissões Acadêmicas), tendo um titular e um suplente por cargo com mandato de um ano. São feitas reuniões que, de modo geral, possuem uma frequência mensal e que devem ser repassadas para a comunidade.

Antes mesmo da pandemia, a universidade e estudantes sofriam diversos ataques que só pioraram com a crise que vivemos hoje. Por isso, é muito importante que nós ocupemos os espaços de discussão e deliberação para mobilizar e organizar es alunes em torno das nossas lutas.

Nos próximos dias, vamos postar mais textos sobre Representação Discente, suas funções e áreas de atuação.
Acompanhem a página e o e-mail institucional!

Cargos de Representação Discente no IEL

1. Departamentos

• Departamento de Linguística (DL):
    • Titular e suplente da pós-graduação
  • Departamento de Linguística Aplicada (DLA):
    • Titular e suplente da pós-graduação
  • Departamento de Teoria Literária (DTL):

2. Conselho Interdepartamental

• Titular e suplente de qualquer curso ou programa do IEL

3. Comissão de Graduação

• Titular e suplente de Letras Integral
  • Titular e suplente de Letras Noturno
  • Titular e suplente de Linguística
  • Titular e suplente de Estudos Literários

4. Comissão de Pós-graduação

• Titular e suplente gerais
  • Titular e suplente de Divulgação Científica e Cultural
  • Titular e suplente de Linguística
  • Titular e suplente de Linguística Aplicada
  • Titular e suplente de Teoria e História Literária

5. Comissões Acadêmicas

• Titular e suplente da Comissão de Pesquisa
    • (As comissões CEDAE, Biblioteca e Pesquisa estão condensadas nessa)
  • Titular da Comissão de Extensão
  • Titular da Comissão de Publicações
  • Titular da Informática

Reunião aberta – inscrições para RDs

Nos departamentos e comissões do IEL, alunes não têm voto paritário em relação a docentes – ou seja, há menos representantes estudantis do que de professores. Isso dificulta que atuemos nesses espaços, mas não exclui nossa participação, pois as discussões nos órgão deliberativos do instituto não são um fim em si mesmo. É muito importante mobilizarmos as pautas discutidas lá para a base estudantil para que possamos nos organizar de forma a avançar nas pautas estudantis.

A representação discente tem uma grande importância para a mobilização de estudantes no IEL e, todo ano, o CAL fica responsável por organizar as inscrições para esses cargos. Pensando nisso, estamos chamando uma reunião aberta para discutirmos sobre a atuação como RD e tirar dúvidas.

Plataforma: Google Meet