Todes às ruas no dia 02/10!

Mais uma vez, nós do Centro Acadêmico da Linguagem convocamos a comunidade do IEL a compor as manifestações contra o governo genocida de Bolsonaro, Mourão e seus aliados. Estivemos em peso em todos os atos de 2021, e esse não será exceção. Devemos construir a luta diariamente – não apenas pelo futuro das universidades públicas, mas também pelos direitos do povo brasileiro.

O Grito dos Excluídos, no dia 7 de setembro, já mostrou que a rua é nossa – dos estudantes, dos trabalhadores, do povo! Devemos, portanto, nos unir e construir as mobilizações, de modo que nossa presença nas ruas seja constante e demonstre nossa insatisfação, nossa organização e nossa vitória enquanto classe explorada em busca de emancipação.

O ato em Campinas ocorrerá às 9h no Largo do Rosário, localizado no Centro da Cidade.
Caso não esteja em Campinas, se informe sobre os atos em sua cidade. Recomendamos dar uma olhada na página da UNE (União Nacional dos Estudantes).

É de extrema importância permanecer em grupo durante a manifestação e, por isso, recomendamos que estudantes não vão sozinhes. Caso você não possua companhia para ir ao ato, mande uma mensagem para o CAL por alguma de nossas redes sociais que podemos marcar um ponto de encontro lá!

Por fim, deixamos aqui algumas dicas de como participar de atos de rua com segurança:

  1. Não fique sozinhe!
    Marque um ponto de encontro com alguém que você conhece.
  2. Use roupas confortáveis.
    De preferência calças compridas tipo jeans e sapatos fechados. Se possuir algum adereço político (camisa de partido, bottom, adesivo, etc), coloque-o apenas durante a manifestação e retire-o depois. Evite andar caracterizado nas ruas e evite confronto o máximo possível.
  3. Atenção com o grupo de risco.
    Não vá ao ato se for do grupo de risco (ou morar com alguém pertencente a ele) e não estiver vacinado ainda. Também não vá às ruas se estiver com algum sintoma como tosse, febre, dor de garganta, fadiga, falta de ar, perda recente de olfato/paladar, coriza ou congestão nasal.
  4. Cuidado com o que leva!
    Lembre-se que, em caso de confronto com a polícia, qualquer objeto suspeito pode ser entendido como evidência ou ameaça. Falando nisso, elaboramos uma listinha com itens importantes para ter consigo em manifestações…

Dicas do que levar

  1. Garrafa de água.
    Observação: quando for tirar a máscara para se hidratar, é importante se afastar um pouco do bloco. Mas não se afaste muito para não se perder! Outra coisa: sempre retire a máscara pelo elástico e evite ao máximo segurar no filtro e/ou no tecido da mesma.
  2. Documento com foto.
    É importante para caso ocorra alguma emergência de saúde.
  3. Panos limpos.
    Para caso ocorra repressão policial com spray de pimenta. Este item pode ser substituído, por exemplo, por um casaco ou por uma camiseta extra.
  4. Máscara adequada e álcool em gel.
    Os modelos de máscara que mais protegem são a PFF2 e a KN95. Se possível, leve uma máscara extra para caso algo aconteça com a sua (dano, umidade, etc). Recomendamos descartar a máscara quando chegar em casa após a manifestação. Leve álcool em gel e compartilhe com pessoas próximas a você.

Medidas sanitárias

  1. Mantenha sempre uma distância segura das outras pessoas!
    Permaneça a, pelo menos, 1,5m de distância daqueles ao seu lado e à sua frente. De preferência para compor blocos que se organizam em fileiras, pois isso ajuda a manter o distanciamento social.
  2. Cuidado com a sua máscara.
    Se precisar mexer na máscara (para ajeitá-la ou para tomar água, por exemplo), higienize suas mãos com álcool em gel antes e pegue a máscara somente pelo elástico. Além disso, mantenha a máscara sempre bem vedada, não deixando o ar escapar.
  3. Evite contato físico.
    Mesmo se encontrar aquelu amigue que você não vê faz muito tempo, evite abraçar, beijar ou compartilhar itens de uso pessoal.
  4. Depois do ato…
    Ao chegar em casa, tome banho e lave os cabelos de imediato. Tome cuidado quando for colocar as roupas que usou na manifestação para lavar. Se possível (sabemos que pode não ser porque muitos de nós trabalhamos presencialmente), fique em casa por cerca de duas semanas após o ato. Mesmo se não der, monitore sua saúde durante esse período. Se surgir algum sintoma é importante ir ao CECOM ou a um posto de saúde e realizar o teste de detecção de covid.

É isso! Esperamos ter ajudado 😀