Você já ouviu falar da Odisseia? Ela é a empresa júnior do IEL, uma organização criada em 2015, fundada e gerida por alunos de graduação, e é a porta do IEL para a experiência no mercado de trabalho. Sabendo que o Instituto incentivava muito mais a carreira acadêmica dos alunos – apesar da academia não comportar todos os estudantes depois da formação – a empresa surgiu como forma de suprir a necessidade de capacitação profissional.

Sendo uma das únicas empresas juniores do Brasil na área de linguagens, a Odisseia não tem fins lucrativos e presta serviços de consultoria a clientes de todo o país, tendo como objetivo, além do desenvolvimento profissional dos estudantes de linguagens, ajudar aqueles que transmitem mensagens por meio da escrita, norteando-os no processo de desenvolvimento de suas obras e celebrando suas expressões artísticas, garantindo que elas atinjam potencial máximo.

A Odisseia faz parte de um movimento internacional – Movimento Empresa Júnior – que começou na França em 1967 e chegou no Brasil em 1988. O MEJ tem como propósito formar, por meio da vivência empresarial, profissionais comprometidos e capazes de mudar o Brasil. Apesar de ainda nova, a Odisseia já faz seus esforços para contribuir com essa mudança.

Eu entrei na Odisseia apenas no início de 2018. Eu estava inconformada com a perspectiva de falta de preparação para o mercado de trabalho fora da academia que o IEL oferecia e me sentia muito insegura em relação ao meu futuro – uma vez que nunca considerei a área acadêmica. A Odisseia definitivamente foi a solução para esses problemas – e outros que eu nem imaginava ter, ela abriu meus olhos.

Desde que entrei, aprendi, junto com os outros alunos que geriam a empresa, a manusear diferentes plataformas, entender e formular contratos e planejamentos estratégicos-financeiros e liderar uma equipe e trabalhar – melhor e mais eficientemente – em conjunto. Além disso, a minha vivência na Odisseia me permitiu ser mais organizada com os meus próprios horários e compromissos, entender quais eram as minhas prioridades na graduação e aumentar meu senso de responsabilidade e compromisso.

Meu crescimento dentro da Odisseia foi pessoal e profissional. A empresa realmente me fez evoluir como pessoa e como estudante – e futura profissional da área de linguagens. E claro, o contato com os clientes torna a experiência de capacitação muito mais interessante e as perspectivas de inserção no mercado de trabalho muito mais realistas. A Odisseia não capacita os alunos na teoria, ela oferece oportunidades concretas, práticas, num ambiente sem julgamentos – já que, bom, somos todos estudantes aprendendo juntos. É também um lugar ótimo para conhecer pessoas e fazer amizades.

Finalmente, deixo aqui meu contato — (43) 999-984-384 — para quem tiver interesse ou quiser conversar sobre a Odisseia, sobre a minha experiência, ou quiser tirar alguma dúvida.

— Paula Cruciol (Estudos Literários)

Para mais informações, acesse: https://www.odisseiaconsultoria.com/.