Moradia Estudantil da UNICAMP

A Moradia Estudantil da UNICAMP, localizada em Barão Geraldo, é um conjunto de trezentas unidades habitacionais que abriga cerca de mil estudantes e que constitui o Programa de Moradia Estudantil (PME) [1][2]. Este programa é voltado para aqueles que não conseguem se manter em Campinas com seus próprios recursos financeiros, viabilizando a vida acadêmica e […]

Consulte para mais informação
Estrutura deliberativa do IEL

Cada instituto/faculdade da Unicamp possui instâncias organizativas e deliberativas no seu corpo institucional que buscam atender todas as camadas que compõe o funcionamento local, dos funcionários aos docentes. Tendo em vista que o número de cursos por instituto determina o número de departamentos onde serão tomados posicionamentos de acordo com a realidade de cada curso, todos os institutos possuem vias organizativas e vias deliberativas fixas, da qual participam todo o corpo universitário segundo a natureza de cada instância. Abaixo, vamos ver como funciona a estrutura deliberativa do IEL.

Consulte para mais informação
Armários

Para ajudar os alunos e alunas (tanto da graduação quanto da pós), o IEL oferece armários de uso gratuito localizados no corredor da graduação. Mas não é só chegar e colocar seu cadeado não! A gestão do Centro Acadêmico de 2018 começou um processo de cadastramento e controle dos armários, já que muitos estavam ocupados por pessoas de fora do IEL ou que estavam com cadeado mas sem uso. Com isso, conseguimos liberar armários o suficiente para suprir as demandas de 2018 e também desocupar alguns para os ingressantes de 2019.

Consulte para mais informação
ManuIEL 2019

O ManuIEL é um manual que a gestão do Centro Acadêmico, em conjunto com colaboradores, elabora todos os anos, com o intuito de que ingressantes de graduação e pós-graduação tenham uma adaptação mais tranquila ao meio universitário.

Quaisquer dúvidas, comentários ou sugestões, não hesite em falar com o CAL ou com suas veteranas. Estamos aqui para ajudá-las da melhor forma possível.

Consulte para mais informação
Língua Obrigatória, Centro de Ensino de Línguas (CEL) e Testes de Proficiência

Língua Obrigatória Cursar uma língua estrangeira é obrigatório para estudantes dos cursos de Estudos Literários, Letras e Linguística. São quatro semestres de aulas, começando no segundo semestre para o período diurno e no quarto semestre para o período noturno. As opções de língua são alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano. Embora as aulas só comecem […]

Consulte para mais informação
Rede de Apoio

A Rede de Apoio Ubuntu foi criada por um grupo de estudantes de diferentes cursos que se comprometeram a fazer o que podem para garantir que algumas das principais conquistas da greve de 2016 — cotas para estudantes negros e de escola pública, e o Vestibular Indígena — não sejam em vão. Então a Rede começou a se articular para garantir a permanência desses estudantes na nossa Universidade, arrumando meios para trazer, receber e dar auxílio para esses ingressantes que, por terem de baixa renda em sua maioria, acabam não conseguindo vir para a Universidade ou se manter nela.

Consulte para mais informação
Odisseia

“Você já ouviu falar da Odisseia? Ela é a empresa júnior do IEL, uma organização criada em 2015, fundada e gerida por alunos de graduação, e é a porta do IEL para a experiência no mercado de trabalho. Sabendo que o Instituto incentivava muito mais a carreira acadêmica dos alunos – apesar da academia não comportar todos os estudantes depois da formação – a empresa surgiu como forma de suprir a necessidade de capacitação profissional.”

Consulte para mais informação